Início Cultura Festival Caminhos do Cinema Português com 177 filmes em exibição na 25.ª...

Festival Caminhos do Cinema Português com 177 filmes em exibição na 25.ª edição

A 25.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, decorre de 22 a 30 de Novembro, com a exibição de 177 filmes, entre eles longas metragens de Susana Sousa Dias, Tiago Guedes e José Filipe Costa.

A 25.ª edição do festival de Coimbra dedicado ao cinema português vai contar com 177 filmes em exibição, entre curtas-metragens, longas e animação, num universo de mais de 700 candidaturas a todas as secções de programação do festival, segundo a agência Lusa.

Na seleção Caminhos (a secção competitiva principal), que vai decorrer no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), vão estar presentes filmes como os documentários “Campo”, de Tiago Hespanha, “Prazer, Camaradas!”, de José Filipe Costa, e “Fordlândia Malaise”, de Susana Sousa Dias, ou as longas-metragens ficcionais “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, e “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas”, de Tiago Guedes.

No festival, serão também exibidos os filmes “Hálito Azul”, de Rodrigo Areias, “Variações”, de João Maia, “Alva”, de Ico Costa, e a curta-metragem de Teresa Villaverde “Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?”.

Na edição deste ano do Caminhos, será atribuído o prémio Carreira à atriz Isabel Ruth, que, ao longo de mais de cinco décadas, entrou em filmes de Manoel de Oliveira, Teresa Villaverde, João Botelho, Paulo Rocha ou Sérgio Tréfaut.

Na sessão de abertura, haverá um espetáculo, com a presença de Stereossauro, que tem como tema “Os Verdes Anos”, com uma interpretação da música de Carlos Paredes incluída na banda sonora do filme de Paulo Rocha, de 1962, em que Isabel Ruth participou.

A 30 de Novembro, no último dia, haverá também uma sessão de programação em que foi dada “carta-branca” ao realizador João Salaviza para programar uma sessão no miniauditório Salgado Zenha, no edifício da Associação Académica.

Ao longo do festival, alguns dos filmes da secção competitiva serão repostos, durante a semana, no cinema do centro comercial Alma.

A sessão de encerramento do festival decorre no TAGV, a 30 de Novembro, às 21h45m, com a entrega de prémios.

Pub

Leia também

Santana Lopes perspectiva ano económico “muito difícil” em 2023

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, perspectivou hoje um ano económico “muito difícil” para 2023 devido ao constante aumento...

Combate à erosão costeira na Figueira da Foz deverá ser iniciado em Outubro

A transposição de 100 mil metros cúbicos de areia na área costeira da Figueira da Foz para reforço do cordão dunar, prevista inicialmente para...

Apuramento para Campeonato do Mundo de videojogos no Quartel da Imagem

O Edifício do Quartel da Imagem, na Figueira da Foz, vai acolher, de 14 a 16 de Outubro, a primeira fase de apuramento do...

Ponte Edgar Cardoso entra em obras no início de Novembro

As obras de reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso, sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, vão ter início no dia 1...

Corpo de trabalhador encontrado pelos bombeiros dentro de lagoa em Pombal

O corpo do homem que estava desaparecido numa lagoa durante a madrugada de hoje foi encontrado cerca das 14 horas, dentro da cabine do...