Início Ambiente Incêndios: Pombal vive “momentos de aflição” – presidente da Câmara

Incêndios: Pombal vive “momentos de aflição” – presidente da Câmara

O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, disse hoje à agência Lusa que a população do concelho está a viver “momentos de aflição”, com as chamas a ameaçarem pessoas e várias habitações.

“Estou no IC8 e já vi casas a serem destruídas pelas chamas. Não há bombeiros. Não é culpa deles, que são incansáveis, mas não há recursos humanos nem materiais. Já não há autotanques”, afirmou Pedro Pimpão, que falava à Lusa a propósito de um incêndio que atinge desde sexta-feira o município e que hoje reacendeu com intensidade.

O autarca social-democrata sublinhou que a população está a viver “momentos de aflição” e que já foi necessário “evacuar casas e famílias em risco”, assim como um lar em Ramalhais, na freguesia de Abiul.

Pedro Pimpão lamentou a falta de recursos para combater o incêndio: “Estamos a ajudar famílias e crianças que estão em risco de vida. É uma situação de desespero. Está totalmente descontrolada”, acrescentou.

O presidente referiu ainda que na zona do IC8, em Pombal, onde se encontrava pelas 19 horas, estava “tudo escuro” devido ao fumo, o que tornava a situação mais aflitiva.

O incêndio de Pombal deflagrou na sexta-feira, pelas 14h50, na freguesia de Abiul, e reacendeu hoje.

Segundo o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, pelas 19h12, estavam no terreno, 217 operacionais, apoiados por 58 veículos e um meio aéreo.

Portugal continental entrou às 00h00 de segunda-feira em situação de contingência, que deverá terminar às 23h59 de sexta-feira, mas que poderá ser prolongada caso seja necessário.

A declaração da situação de contingência foi decidida devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país, segundo disse, no sábado, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Pub

Leia também

Exposição de ilustração de Marco Mendes no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) tem patente, até 18 de Setembro, uma exposição de ilustração do figueirense Marco Mendes, numa parceria com...

Naval Remo participou na Regata Internacional em Espanha

No passado fim-de-semana realizou-se Castrelo de Miño – Ourense, Espanha a Regata Internacional da Coupe de La Jeneusse, que contou com a participação de...

Figueira assinala Dia Internacional da Juventude

O município da Figueira da Foz assinala na sexta-feira o Dia Internacional da Juventude com um conjunto de actividades lúdicas, recreativas e desportivas direcionadas...

Dez de Agosto faz anos

Completa hoje mais um aniversário a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto. Fundada no dia 10 de Agosto de 1880, esta colectividade cultural da Figueira da Foz assinala a efeméride com várias realizações,...

Palestra Rotary – Olhar o Futuro

O Rotary Club da Figueira da Foz vai promover na quinta-feira (dia 11), pelas 21h30, no Hotel Mercure, uma palestra sob o tema "Olhar...