Início Ambiente Incêndios: Pombal vive “momentos de aflição” – presidente da Câmara

Incêndios: Pombal vive “momentos de aflição” – presidente da Câmara

O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, disse hoje à agência Lusa que a população do concelho está a viver “momentos de aflição”, com as chamas a ameaçarem pessoas e várias habitações.

“Estou no IC8 e já vi casas a serem destruídas pelas chamas. Não há bombeiros. Não é culpa deles, que são incansáveis, mas não há recursos humanos nem materiais. Já não há autotanques”, afirmou Pedro Pimpão, que falava à Lusa a propósito de um incêndio que atinge desde sexta-feira o município e que hoje reacendeu com intensidade.

O autarca social-democrata sublinhou que a população está a viver “momentos de aflição” e que já foi necessário “evacuar casas e famílias em risco”, assim como um lar em Ramalhais, na freguesia de Abiul.

Pedro Pimpão lamentou a falta de recursos para combater o incêndio: “Estamos a ajudar famílias e crianças que estão em risco de vida. É uma situação de desespero. Está totalmente descontrolada”, acrescentou.

O presidente referiu ainda que na zona do IC8, em Pombal, onde se encontrava pelas 19 horas, estava “tudo escuro” devido ao fumo, o que tornava a situação mais aflitiva.

O incêndio de Pombal deflagrou na sexta-feira, pelas 14h50, na freguesia de Abiul, e reacendeu hoje.

Segundo o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, pelas 19h12, estavam no terreno, 217 operacionais, apoiados por 58 veículos e um meio aéreo.

Portugal continental entrou às 00h00 de segunda-feira em situação de contingência, que deverá terminar às 23h59 de sexta-feira, mas que poderá ser prolongada caso seja necessário.

A declaração da situação de contingência foi decidida devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país, segundo disse, no sábado, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Pub

Leia também

Suspeito de furto com mandado de detenção europeu em prisão preventiva

Um homem de nacionalidade estrangeira, suspeito do furto de equipamentos electrónicos num estabelecimento comercial da Figueira da Foz, ficou em prisão preventiva dado sobre...

Clube reproduz capa de “A Valsa dos Detectives” dos GNR para ajudar Unicef

O clube de coleccionismo de arte ‘online’ Rastro, sediado na Figueira da Foz, reproduziu em 100 serigrafias a capa do vinil “A Valsa dos...

Santana Lopes assume que não vai adquirir Cabo Mondego devido a suspeições

O presidente da Câmara da Figueira da Foz assumiu hoje que não vai adquirir o Cabo Mondego, cujo negócio estava acertado por 2,1 milhões...

Banda Os Quatro e Meia actua no fim de ano da Figueira da Foz

A festa de Fim de Ano na Figueira da Foz vai contar com o habitual espectáculo de fogo de artifício e a actuação da...

Ginásio conquista prata e bronze na regata “Aerobic Monsters”

O Clube Naval Infante D. Henrique organizou no sábado, dia 3, a Regata Internacional “Aerobic Monsters”, exclusiva para embarcações skiff, na qual participaram quatro...