Início Ambiente Incêndios: Fogo de Miranda do Corvo ameaça quatro povoações

Incêndios: Fogo de Miranda do Corvo ameaça quatro povoações

O incêndio que lavra em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, desde as 18:30 de sexta-feira, ameaça hoje quatro povoações, disse aos jornalistas o 2.º comandante distrital.

Segundo Nuno Pereira, as localidades de Moinhos e Trémoa, no concelho de Miranda do Corvo, e Flor da Rosa e Casal Novo, no concelho de Coimbra, estão na “linha de fogo”, que inverteu o sentido inicial devido à mudança do vento.

“Temos muitos meios posicionados nessas zonas e a GNR está no local a acompanhar a situação. Para já não se justifica, mas caso haja necessidade procederemos à retirada dos habitantes”, sublinhou em declarações pelas 00:40.

As chamas também já obrigaram ao corte da Autoestrada 13 (A13), entre o nó de Almalaguês e Coimbra, e também da A13-1, que dá acesso à Autoestrada do Norte por Condeixa-a-Nova.

De acordo com o 2.º comandante distrital, a linha de fogo tem uma extensão contínua de cerca de cinco quilómetros, sendo que a “maior ameaça é a frente que avança em direção a Almalaguês”.

“As operações não têm sido muito favoráveis devido ao vento, que causaram várias projeções”, frisou Nuno Pereira, salientando que os meios estão todos posicionados e em “combate dedicado”, esperando dominar as chamas antes do amanhecer.

No terreno estavam cerca das 01:00 um total de 567 operacionais, apoiados por 169 viaturas, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Pub

Leia também

Covid-19: DGS alerta para uso indevido de luvas porque pode potenciar contágio

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) considerou hoje que o uso de luvas na rua pode ser “contraproducente e dar uma falsa sensação...

Distrito de Coimbra sob aviso amarelo devido à chuva

O distrito de Coimbra está sob aviso amarelo até às 21h de hoje, devido à previsão de chuva que poderá ser forte,...

Tempo de Páscoa diferente

Buarcos, com largas tradições religiosas na Quaresma, suspendeu as cerimónias habituais como as procissões da Semana Santa, mas mantém vivo o espírito...

Covid-19: Pandemia alterou consumos de álcool e drogas para quase um terço de jovens

Perto de um terço dos jovens portugueses (62,4%) acredita que a pandemia de covid-19 contribuiu para a alteração de consumo de álcool...

Covid-19: Comerciantes dos mercados da Figueira da Foz com entregas ao domicílio

A Câmara da Figueira da Foz disponibilizou o contacto de 30 comerciantes dos dois mercados municipais, que continuam abertos, para que as...