Início Ambiente Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Santarém apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Gavião, (Portalegre) e Mação, (Santarém).

O IPMA colocou também 29 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo da Roca a partir da manhã.

A partir do meio da tarde, o céu tornar-se-á muito nublado no Minho, nebulosidade que se estenderá gradualmente ao litoral a norte do Cabo Raso.

Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir do final da tarde no Minho, onde será temporariamente moderada, a estender-se gradualmente ao restante litoral a norte do Cabo Mondego.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, sendo do quadrante oeste na região Norte, de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em particular do Norte e Centro, pequena descida da temperatura mínima no litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida da máxima nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 22 (Guarda, Porto, Aveiro e Viana do Castelo) e os 30 (em Castelo Branco).

Pub

Leia também

Figueira: a mais procurada

O Jornal da Madeira escreveu a notícia que “a Jetcost.pt analisa regularmente as pesquisas realizadas no seu site, para que assim sejam obtidos dados mais...

Detido suspeito de provocar cinco incêndios na Figueira da Foz

A Policia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem suspeito de atear cinco incêndios florestais no concelho da Figueira da Foz. O detido...

Peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) apresenta, no dia 23, pelas 22 horas, no Auditório Municipal, a peça de teatro "Chovem Amores na...

Homem colhido mortalmente por ambulância junto ao Hospital

Um homem morreu hoje na Figueira da Foz após ter sido atropelado na última madrugada quando estava caído junto ao hospital da cidade, confirmaram...

Naval Remo participou no Campeonato Regional de Velocidade

No fim-de-semana passado, teve lugar, na pista de remo de Montemor-o-Velho, o Campeonato Regional de Velocidade de Remo, em que participaram seis clubes com...