Início Ambiente Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Santarém apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Gavião, (Portalegre) e Mação, (Santarém).

O IPMA colocou também 29 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo da Roca a partir da manhã.

A partir do meio da tarde, o céu tornar-se-á muito nublado no Minho, nebulosidade que se estenderá gradualmente ao litoral a norte do Cabo Raso.

Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir do final da tarde no Minho, onde será temporariamente moderada, a estender-se gradualmente ao restante litoral a norte do Cabo Mondego.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, sendo do quadrante oeste na região Norte, de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em particular do Norte e Centro, pequena descida da temperatura mínima no litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida da máxima nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 22 (Guarda, Porto, Aveiro e Viana do Castelo) e os 30 (em Castelo Branco).

Pub

Leia também

Distância de dois metros e carros até três pessoas entre novas regras para ensino de condução

As novas regras do ensino da condução no quadro da pandemia de covid-19, publicadas hoje em Diário da República, prevêem um distanciamento...

Mulher com suspeita de infecção fugiu do hospital da Figueira e foi apanhada pela PSP

Uma mulher com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus fugiu hoje do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), onde aguardava a...

Incêndios: Todos os distritos em estado de alerta laranja até às 24 horas de amanhã

Todos os distritos de Portugal continental estão em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro,...

Criança testa Covid no 2.º Jardim Escola da Figueira

Um menino, aluno de um jardim-de-infância da Figueira da Foz, testou esta terça-feira positivo para Covid-19, situação que levou ao isolamento de...

Piscinas da Praia de Quiaios já abriram

As piscinas da Praia de Quiaios abriram "cumprindo as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde", diz a autarquia local.