Início Ambiente Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Santarém apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Gavião, (Portalegre) e Mação, (Santarém).

O IPMA colocou também 29 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo da Roca a partir da manhã.

A partir do meio da tarde, o céu tornar-se-á muito nublado no Minho, nebulosidade que se estenderá gradualmente ao litoral a norte do Cabo Raso.

Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir do final da tarde no Minho, onde será temporariamente moderada, a estender-se gradualmente ao restante litoral a norte do Cabo Mondego.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, sendo do quadrante oeste na região Norte, de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em particular do Norte e Centro, pequena descida da temperatura mínima no litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida da máxima nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 22 (Guarda, Porto, Aveiro e Viana do Castelo) e os 30 (em Castelo Branco).

Leia também

Coimbra é um de 7 distritos em aviso laranja até amanhã

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, com ondas até sete metros, e outros...

OE2020: Aumento de 26,25 euros líquidos por ano para funcionários públicos a ganhar 1000 euros

O aumento salarial de 0,3% proposto pelo Governo para a função pública em 2020 resultará num acréscimo líquido anual de 26,25 euros para um...

Multinacional FlixBus assina acordo com empresa de autocarros da região Centro

A multinacional FlixBus, o maior operador europeu de transporte rodoviário de longa distância, anunciou um acordo com a Bus Vouga, empresa de...

Governo lança campanha de sensibilização que visa a informação séria

O Governo anunciou o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma comunicação social livre...

Orçamento de Estado 2020: Negociações começam hoje

O Governo apresenta hoje às três estruturas sindicais da função pública a sua proposta sobre as matérias a constar no Orçamento do Estado para...