Início Ambiente Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Santarém apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Gavião, (Portalegre) e Mação, (Santarém).

O IPMA colocou também 29 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo da Roca a partir da manhã.

A partir do meio da tarde, o céu tornar-se-á muito nublado no Minho, nebulosidade que se estenderá gradualmente ao litoral a norte do Cabo Raso.

Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir do final da tarde no Minho, onde será temporariamente moderada, a estender-se gradualmente ao restante litoral a norte do Cabo Mondego.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, sendo do quadrante oeste na região Norte, de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em particular do Norte e Centro, pequena descida da temperatura mínima no litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida da máxima nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 22 (Guarda, Porto, Aveiro e Viana do Castelo) e os 30 (em Castelo Branco).

Pub

Leia também

Figueira da Foz quer transformar-se num centro de altas tecnologias

Pedro Santana Lopes considerou hoje que a Figueira da Foz se está a transformar num centro de altas tecnologias com o caminhar do tempo...

Espectáculo “Gardunhos – Portugal Medieval em Canções” no CAE

No próximo sábado, dia 1 de Abril, o Centro de Artes e Espectáculos vai apresentar o projecto musico-literário "Gardunhos - Portugal Medieval em Canções",...

Sessão de cinema “Toda a Beleza e a Carnificina” no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos vai apresentar nesta sexta-feira, pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme...

Governo já decidiu

O Governo aprovou esta segunda-feira, em Conselho de Ministros, a proposta de lei de redução do IVA sobre os bens alimentares, que será agora...

Secções de futebol e futsal do Ginásio foram certificadas com classificação máxima

No fim-de-semana passado foi realizada a entrega de placas e certificados às entidades formadores de futebol e futsal, no Hotel D. Inês, em Coimbra,...