Início Ambiente Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Incêndios: Cinco concelhos de três distritos em risco máximo

Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Santarém apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Gavião, (Portalegre) e Mação, (Santarém).

O IPMA colocou também 29 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo da Roca a partir da manhã.

A partir do meio da tarde, o céu tornar-se-á muito nublado no Minho, nebulosidade que se estenderá gradualmente ao litoral a norte do Cabo Raso.

Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir do final da tarde no Minho, onde será temporariamente moderada, a estender-se gradualmente ao restante litoral a norte do Cabo Mondego.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, sendo do quadrante oeste na região Norte, de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em particular do Norte e Centro, pequena descida da temperatura mínima no litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida da máxima nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 22 (Guarda, Porto, Aveiro e Viana do Castelo) e os 30 (em Castelo Branco).

Leia também

Figueira da Foz destruiu 130 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O concelho da Figueira da Foz eliminou desde janeiro 130 ninhos de vespas velutinas, na maioria localizados nas maiores freguesias urbanas, Buarcos...

Incêndios: Acusada de queimada que terá contribuído para fogo no Pinhal de Leiria começa hoje a ser julgada

Uma mulher de 69 anos começa hoje a ser julgada no Tribunal de Alcobaça, acusada de ter sido autora de uma queimada...

António Costa propõe Ana Abrunhosa para ministra da Coesão Territorial

O primeiro-ministro indigitado propôs hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a nomeação de Ana Abrunhosa para o cargo de...

Academia Europa debate projeto europeu com 60 universitários na Figueira da Foz

A segunda edição da Academia Europa, a primeira na Figueira da Foz, quer discutir o futuro do projeto europeu mas também as...

Figueira da Foz recusa reabrir acesso no Cabo Mondego por questões de segurança

O presidente da Câmara da Figueira da Foz manifestou-se irredutível sobre a reabertura de um caminho de acesso no Cabo Mondego, junto...