Início Ambiente Depressão Dora - mau tempo vai permanecer até sábado

Depressão Dora – mau tempo vai permanecer até sábado

Portugal continental está a ser afectado desde a tarde de hoje e até sábado por vento forte, precipitação, neve, agitação marítima e descida da temperatura associadas à passagem da depressão Dora, informou o IPMA.

De acordo com o IPMA, está também previsto um aumento da agitação marítima, em particular na costa ocidental a partir do final do dia de hoje, com a altura significativa das ondas a poder atingir os 7 metros e sendo de noroeste, com emissão de aviso laranja.

Por causa desta situação o IPMA emitiu aviso amarelo de neve para a maior parte dos distritos das regiões Norte e Centro, em particular para sexta-feira.

“Devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura até sábado, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico”, adianta ainda o IPMA.

O IPMA colocou para sexta-feira toda a costa de Portugal continental, do norte da Madeira e Porto Santo aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estarão sob este aviso entre as 00:00 de sexta-feira e as 17:00 de sábado.

Estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir 10 a 14 metros de altura máxima.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Pub

Leia também

Portugal vai hoje votar

A Figueira da Foz rodeou-se também de cuidados para que a pandemia Covid 19 não afecte a ida às urnas. Até às 19 horas,...

Figueira com 760 casos activos – 104 novos casos registados nas últimas 24h

O concelho da Figueira da Foz registou hoje 104 novos casos de pessoas infectadas com covid-19, totalizando o número de casos registados desde Março...

Barra da Figueira fechada à navegação devido à forte agitação marítima

A Figueira da Foz é uma das sete barras marítimas fechadas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, uma ondulação que poderá...

Mensagem do presidente da câmara, Carlos Monteiro

Mensagem divulgada pelo presidente da câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro.      

Hospitais do Centro continuam a aumentar número de camas

Os hospitais da região Centro voltaram a aumentar a vagas em enfermaria para doentes da covid-19, totalizando agora 1.267 camas, disse hoje à agência...