Início Ambiente Parlamento arranca o ano com renovação do estado de emergência e debate...

Parlamento arranca o ano com renovação do estado de emergência e debate sobre o clima

O parlamento arranca os trabalhos em 2021 na próxima quarta-feira, dia 06 de Janeiro, com a discussão em plenário da renovação do estado de emergência, e debate na quinta-feira 11 iniciativas sobre o clima.

O plenário começa às 15:00, na quarta-feira, com um debate sobre o relatório sobre a aplicação da declaração do estado de emergência no período de 9 a 23 de Dezembro, seguindo-se a discussão sobre um novo pedido de autorização para renovar aquele regime.

A ser decretado pelo Presidente da República, será o oitavo no país desde Março e visa permitir a adopção de medidas para conter a pandemia.

Na segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber os partidos políticos com assento parlamentar para os ouvir sobre esta renovação antes do debate parlamentar.

O estado de emergência em vigor, que termina na próxima quinta-feira, foi aprovado no parlamento no dia 17 de Dezembro com os votos favoráveis de PS, PSD e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues e os votos contra do PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada Joacine Katar Moreira. Abstiveram-se o Bloco de Esquerda, PAN e CDS-PP.

Na quarta-feira passada, à margem de uma visita ao Hospital Amadora-Sintra, o primeiro-ministro, António Costa, manifestou a convicção de que o actual estado de emergência, que termina na próxima quinta-feira, “será seguramente automaticamente prorrogado” para que se possam avaliar os efeitos dos convívios de Natal na propagação da epidemia.

“Vamos voltar a ter 15 dias de grande contenção para que tudo possa correr bem”, disse.

Na primeira tarde de trabalhos parlamentares em 2021, os deputados têm ainda agendada a discussão de duas petições, uma “Contra a eliminação da melhoria da classificação final da disciplina por Exame” e outra, que deu entrada em Maio, pelo “uso obrigatório de máscara facial na comunidade”.

Associada a esta última petição, estão duas resoluções do Chega, uma “pela imediata distribuição de máscaras a todas as forças de segurança, segurança privada e guardas prisionais” e outra “pela obrigatoriedade do uso de máscaras de protecção nos supermercados durante a pandemia”.

Para quinta-feira, dia 07, está marcado um debate com uma duração aproximada de duas horas e meia, requerida pelos grupos parlamentares do PS e PAN, com um conjunto de 11 iniciativas legislativas sobre o clima.

PS, PAN, BE, PSD, PCP, PEV e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues apresentaram projetos de lei que pretendem estabelecer uma Lei de Bases do Clima.

Já o Chega avançou com três projectos de resolução – que não têm força de lei – um pela “optimização do processo de prevenção e sancionamento das infracções ambientais”, outro “pelo equilíbrio da tributação fiscal sobre os veículos a diesel” e ainda uma iniciativa que recomenda ao governo que estabeleça o dia 25 de Setembro como o Dia Nacional da Sustentabilidade.

A terminar a primeira semana parlamentar de 2021, na sexta-feira, os deputados vão debater quatro petições, com iniciativas legislativas associadas, que pedem a criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde, medidas de combate à violência sobre profissionais de saúde e professores e a “ilegalização efectiva de grupos de cariz fascista/racista/neonazis”.

Pub

Leia também

Figueira com Carnaval em Agosto

Dando continuidade ao programa de animação de verão, as marginais das praias de Buarcos e da Claridade, o Bairro Novo e a rua dos...

Figueira da Foz abre espaço de coworking no edifício do Quartel da Imagem

O Quartel da Imagem, na Figueira da Foz, antiga ‘casa’ dos bombeiros municipais reabilitada para actividades culturais, vai albergar um espaço de ‘coworking’ dirigido...

Oito novos casos nas últimas 24h

O concelho da Figueira da Foz registou oito casos de pessoas infectadas com covid-19 nas últimas 24h, permanecendo um total de 86 casos activos,...

Municípios avançam com Ciclovia do Mondego para ligar Coimbra à Figueira da Foz

Os municípios de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz assinaram hoje um contracto para a Comunidade Intermunicipal avançar com a Ciclovia do Mondego, intervenção...

Estudo sobre transposição de areias na Figueira da Foz deve ser divulgado em Setembro

As conclusões do estudo sobre um sistema mecânico de transposição de areias na barra da Figueira da Foz deverão ser tornadas públicas em Setembro,...