Início Nacional Lojas de centros comerciais têm de encerrar às 13h00

Lojas de centros comerciais têm de encerrar às 13h00

O primeiro-ministro esclareceu que apenas algumas pequenas lojas de rua podem estar abertas após as 13h00 nos próximos dois fins de semana nos concelhos de risco e não as que estão nos centros comerciais.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, António Costa explicou que fora da obrigatoriedade de encerramento entre as 13h00 e as 08h00 nos próximos dois fins de semana estão algumas “pequenas lojas” até 200 metros quadrados com porta aberta para a via pública, o que significa que “não são lojas que estão dentro dos centros comerciais”.

“Lojas de 200 metros quadrados são lojas relativamente pequenas, não abrangem nenhuma das grandes superfícies”, reforçou o primeiro-ministro, indicando ainda assim, que nem todas poderão estar abertas.

Segundo exemplificou, são “lojas do sector alimentar, lojas de higiene pessoal ou para a casa, funerárias, lojas de produtos naturais ou dietéticas, farmácias, funerárias.”

Trata-se de “um conjunto muito limitado de lojas”, acrescentou António Costa.

Durante o fim de semana, a partir das 13h00, os restaurantes só poderão funcionar para entrega ao domicílio. A abertura do comércio será a partir das 8h00 e o encerramento às 13h00, excepto em certos casos restritos como farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares até 200 metros quadrados com porta para a rua e bombas de gasolina.

Foi ainda aprovado um apoio extraordinário para o sector da restauração de 20% sobre a perda de receita registada nesses fins de semana.

Pub

Leia também

PSP promove projecto de prevenção em 62 escolas de Coimbra e Figueira da Foz

Mais de 60 estabelecimentos de ensino básico e secundário da área de responsabilidade da PSP de Coimbra e Figueira da Foz vão ser abrangidos,...

Magenta apresenta “Aqui há Natal #2” em exposição no CAE

Até ao final do mês, a Sala Zé Penicheiro do Centro de Artes e Espectáculos terá patente a exposição "Aqui há Natal #2", pela...

Passagem de ano na Figueira com música e fogo-de-artifício

Já se encontra definido o programa para as festividades da passagem de ano da Figueira da Foz. No palco que se situará na Avenida...

Natal acendeu luz

A Figueira já se iluminou para este Natal! Um ângulo da Rua da República.

CAE apresenta “Decisão de Partir” de Park Chan-wook

No próximo dia 9 de Dezembro, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos apresenta uma sessão de cinema com o filme "Decisão de...