A Comunidade Inter-municipal (CIM) da Região de Coimbra está a realizar encomendas conjuntas para os 19 municípios, tendo já comprado 40 mil máscaras e meio milhão de luvas para fazer face à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Até ao momento, a CIM da Região de Coimbra já comprou e distribuiu 40 mil máscaras cirúrgicas e meio milhão de luvas de látex, estando também encomendados 60 contentores para deposição de equipamento de protecção individual já usado, dois mil litros de solução alcoólica e mais 50 mil máscaras cirúrgicas, afirmou à agência Lusa fonte da CIM.
A CIM Região de Coimbra anunciou hoje, em nota de imprensa, que, através da sua central de compras e dos seus serviços, “implementou um sistema que permite levantar as necessidades dos 19 municípios para fazer face à pandemia da covid-19 e realizar encomendas conjuntas”.
“As primeiras encomendas já chegaram à região e estão a ser distribuídas pelos municípios. Paralelamente a este processo, está a ser criada uma reserva estratégica para fazer face a situações de maior complexidade que ocorram em cada um dos municípios”, refere a nota enviada à agência Lusa.
Segundo a Região de Coimbra, a disponibilização dos equipamentos “está a ser realizada de forma faseada, de acordo com as necessidades dos municípios e a disponibilidade de mercado”.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil. Dos casos de infecção, pelo menos 142.300 são considerados curados.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direcção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes e 6.408 casos de infecções confirmadas.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de Março e até às 23:59 de 2 de Abril.