Início Educação Covid-19: Montemor-o-Velho cria programa 'online' para manter jovens activos

Covid-19: Montemor-o-Velho cria programa ‘online’ para manter jovens activos

A Câmara de Montemor-o-Velho criou o programa ‘TPC – Trabalhos (divertidos) para fazer em casa’ para, em tempo de pandemia, manter os mais jovens activos e ajudar pais e comunidade educativa com propostas de actividades.

“Procurando minimizar os efeitos do isolamento e tendo como objectivo o bem-estar dos mais novos”, o município de Montemor-o-Velho “implementou o programa TPC”, para “manter os mais jovens activos, neste período em que ainda têm de ficar em casa, estimular o corpo e a mente em tempo de pandemia, e ajudar pais, encarregados de educação e comunidade educativa com propostas de actividades”, anunciou hoje, numa nota enviada à agência Lusa, esta Câmara do Baixo Mondego.

Deste modo, “as actividades de animação e apoio à família chegam, agora, a casa, e as crianças vão poder continuar, como na escola, a praticar yoga ou ginástica”, sustenta a Câmara de Montemor-o-Velho, assegurando que “continua a trabalhar em prol de uma educação de excelência e dos jovens alunos do concelho”.

Estas aulas, “preparadas pelos professores, vão estar à distância de um clique”, designadamente através da página do município na internet (www.cm-montemorvelho.pt), do Facebook, do Instagram e do Youtube, refere esta autarquia do distrito de Coimbra.

“A par da componente desportiva que, à distância, vai fazer encurtar as saudades que os mais pequenos já têm dos seus professores, os TPC divertidos vão incentivar, igualmente, à realização de actividades lúdico-pedagógicas, de modo a estimular a criatividade e a motricidade das crianças”, sustenta.

Montemor-o-Velho tem vindo, paralelamente, a promover “um conjunto de acções com vista à criação de um ambiente educativo mais justo e capaz de criar condições de aprendizagem de excelência para todos os alunos e alunas”.

A autarquia fez um “investimento superior a 13 mil euros”, para ceder, “em regime de empréstimo, mais de meia centena de ‘tablets’” e assegurar acesso à internet aos “alunos dos diversos níveis de ensino identificados pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho”.

A equipa multidisciplinar dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, candidatura promovida pela Comunidade Inter-Municipal Região de Coimbra, “continua, mesmo nesta fase, a acompanhar remotamente, ao nível psicológico e da terapia da fala, 48 crianças”, com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos, exemplifica ainda a Câmara de Montemor-o-Velho.

“Atenta às necessidades das famílias”, a Câmara tem “em funcionamento e em avaliação permanente, desde o início do surto epidémico (de covid-19), um programa de apoio com a entrega de cabazes alimentares” a crianças e famílias em situação vulnerável.

Em tempo de pandemia, a plataforma MorSucesso, com “conteúdos programáticos para o primeiro ciclo e pré-escolar e que permite partilha de recursos, discussão de ideias e colaboração à distância”, é também “mais um poderoso aliado na vivência escolar e educativa dos mais novos munícipes”, conclui a Câmara de Montemor-o-Velho.

Pub

Leia também

Investigadores de Coimbra ‘preparam’ refeições à base de algas da Figueira da Foz

Algas existentes nos penedos da praia da Tamargueira, em Buarcos, estão na base de um projecto que inclui sopas, pratos salgados e sobremesas, coordenado...

Embarcação a duas milhas da Figueira pede auxílio

Dois tripulantes de embarcações salva-vidas auxiliaram hoje, de madrugada, uma embarcação de recreio “que se encontrava sem propulsão, nas imediações da entrada da barra...

“Casa Aberta” no Posto de Vacinação do Quartel

O Centro de Vacinação Covid-19, em funcionamento no Quartel da GNR, já se encontra de volta ao activo sob o regime de "Casa Aberta"....

Figueira da Foz promove “Lojas com História” nas Jornadas Europeias do Património

O município da Figueira da Foz divulga no fim de semana o projecto local “Comércio com História”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património...

Orcas atacam veleiro ao largo da Figueira

Um veleiro de onze metros foi ontem atacado, ao largo da Figueira da Foz, por um grupo de orcas que não provocou feridos ou...