Início Nacional Covid-19: Estudo para monitorizar imunidade na população portuguesa já começou

Covid-19: Estudo para monitorizar imunidade na população portuguesa já começou

O primeiro estudo para monitorizar a evolução da imunidade contra o novo coronavírus na população portuguesa “já está no terreno” e envolve 17 hospitais e 105 postos de colheita, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

Trata-se do “primeiro estudo transversal” de covid-19 promovido pelo Instituto Nacional de Saúde – Dr. Ricardo Jorge (INSA) e “visa monitorizar a evolução da imunidade contra o novo coronavírus na população portuguesa”, explicou António Lacerda Sales, no Ministério da Saúde, em Lisboa, na conferência de imprensa diária de actualização de informação sobre a pandemia de covid-19.

Segundo o secretário de Estado, para a realização do estudo, que “está já no terreno”, foram já contactados todos os 17 hospitais da rede nacional de hospitais, incluindo os das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, e os 105 postos de colheita de análises clínicas em todo o território nacional.

“Os materiais para as colheitas de sangue e os questionários para a recolha de dados serão entregues nos locais até ao início da próxima semana” e depois terá início “a fase de recolha de amostras de sangue e dados”, disse António Lacerda Sales.

Todas as análises de sangue para a determinação de anticorpos e a análise de dados serão realizadas pelo Departamento de Epidemiologia e Doenças Infecciosas do INSA, adiantou.

O inquérito serológico nacional é promovido pelo INSA em articulação com a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e conta com a parceria da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e das regiões autónomas.

Portugal contabiliza 1.175 mortos associados à covid-19 em 28.132 casos confirmados de infecção, segundo o boletim da DGS sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 12 mortos (+1,%) e mais 219 casos de infecção (+0,8%).

Das pessoas infectadas, 692 estão hospitalizadas, das quais 103 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 3.182.

Pub

Leia também

Liga Portuguesa Contra o Cancro com nova campanha que passa pela Figueira

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC - LPCC) promove, em toda a região centro, até Setembro,...

Ministro garante que cursos superiores não vão mudar para modelo de ensino à distância

Nenhuma instituição de ensino superior pediu autorização para alterar o modelo dos cursos para ensino à distância, garantiu hoje o ministro do...

Famílias que já devolveram manuais escolares podem recuperá-los até Setembro

As escolas já receberam indicações para suspender a devolução dos manuais escolares, mas a tutela avisa que as famílias que já entregaram...

Acidentes rodoviários marcaram ontem a Figueira

Ontem de manhã, mais precisamente às 10h15, aconteceu um embate traseiro, sem consequências para os condutores na avenida D. Pedro. Às 15h30,...

DGS garante que dados em Portugal são fiáveis

A directora-geral da Saúde garantiu hoje que os dados sobre o número de casos de covid-19 em Portugal são fiáveis, observando que...