Início Regional IP espera repor a partir de Domingo circulação ferroviária no ramal de...

IP espera repor a partir de Domingo circulação ferroviária no ramal de Alfarelos

A circulação ferroviária no troço entre Alfarelos e Verride, na linha Coimbra-Figueira da Foz, suspensa desde Dezembro de 2019 devido a danos causados pelo mau tempo, deverá ser retomada no domingo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a IP afirma que “prevê concluir”, no Domingo, os trabalhos de reparação da ponte do Marujal localizada no ramal de Alfarelos e que a conclusão da obra “irá permitir a reposição da circulação ferroviária em totais condições de segurança no troço entre Alfarelos e Verride”.

A entidade que tem a seu cargo as linhas ferroviárias nacionais lembra que a circulação ferroviária naquele troço – que faz a ligação entre as estações de Alfarelos, na linha do Norte, e a Figueira da Foz e a linha do Oeste – “ficou impedida devido à subida do nível das águas do rio Arunca (afluente da margem esquerda do Mondego), que provocou o desguarnecimento do aterro junto a um pilar da ponte do Marujal”, incidente ocorrido no fim-de-semana antes do Natal, aquando das inundação que afectaram aquela região.

Na nota, a IP frisa que os trabalhos de reparação “tiveram início assim que o nível das águas o permitiu e que foram reunidas as condições mínimas de segurança para o seu desenvolvimento”.

A consolidação do aterro e de reconstrução da plataforma junto à ponte do Marujal “está agora na sua fase final” e foi concretizada “em apenas dez dias, fruto do forte empenho das equipas técnicas da IP e empresas associadas”, assinala.

Pub

Leia também

Distância de dois metros e carros até três pessoas entre novas regras para ensino de condução

As novas regras do ensino da condução no quadro da pandemia de covid-19, publicadas hoje em Diário da República, prevêem um distanciamento...

Mulher com suspeita de infecção fugiu do hospital da Figueira e foi apanhada pela PSP

Uma mulher com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus fugiu hoje do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), onde aguardava a...

Incêndios: Todos os distritos em estado de alerta laranja até às 24 horas de amanhã

Todos os distritos de Portugal continental estão em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro,...

Criança testa Covid no 2.º Jardim Escola da Figueira

Um menino, aluno de um jardim-de-infância da Figueira da Foz, testou esta terça-feira positivo para Covid-19, situação que levou ao isolamento de...

Piscinas da Praia de Quiaios já abriram

As piscinas da Praia de Quiaios abriram "cumprindo as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde", diz a autarquia local.