Início Cultura VII Edição do Prémio Literário João Gaspar Simões

VII Edição do Prémio Literário João Gaspar Simões

A Câmara da Figueira da Foz anunciou hoje que a fase de submissão de propostas para a VII Edição do Prémio Literário João Gaspar Simões – biénio 2022/2023, começa na segunda-feira e prolonga-se até 31 de Dezembro.

“Podem participar escritores de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal, com obras originais, inéditas, de produção individual e não premiadas anteriormente, do género prosas narrativas sob a forma de romance ou novela. Será atribuído um prémio único no valor de 2.500 euros (dois mil e quinhentos euros), assumindo o Município da Figueira da Foz o compromisso de apoiar a 1.ª edição da obra premiada”, explicou a Câmara.

De acordo com a informação disponibilizada, “a instituição do Prémio Literário João Gaspar Simões, pelo Município da Figueira da Foz, foi aprovada por deliberação de 15 de Dezembro de 2009 e inseriu-se nas comemorações do centenário da Biblioteca Municipal pretendendo divulgar o nome do seu honorável patrono, figura grada da literatura nacional, romancista, dramaturgo, editor, crítico e tradutor”.

Este prémio, recordou a Câmara liderada por Pedro Santana Lopes, “teve a sua primeira edição em 2010, contando já com cinco edições bienais”.

“O mesmo tem como finalidade genérica promover a produção de originais em língua portuguesa, dar a conhecer novas obras e autores, contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade, considerada elemento essencial para o desenvolvimento e enraizamento dos hábitos de leitura”.

O regulamento pode ser consultado em https://www.cm-figfoz.pt/cmfigueiradafoz/uploads/document/file/1392/reg_premio.pdf.

Pub

Leia também

Marchas hoje no Coliseu

As Marchas populares que ontem desfilaram na Avenida 25 de Abril vão hoje actuar no Coliseu Figueirense. As participantes são “Marcha das Mulheres de...

Procissão e bênção do mar

Como manda a tradição e depois do Banho Santo, a Igreja fez desfilar pela cidade a Procissão de S. João, neste Dia da Cidade. Às...

O Figueirense já nas bancas!

A edição deste mês d' O Figueirense já se encontra nas bancas. Eis a primeira página:

Figueira da Foz distingue personalidades locais no feriado municipal

A Câmara da Figueira da Foz distingue na sexta-feira, no Dia do Município, várias personalidades do concelho e os funcionários da autarquia e das...

Tony Carreira depois do fogo-de-artifício

As celebrações de hoje vão arrancar às 19 horas com animação e música garantidas pela noite fora. Depois dos arraiais em diferentes sítios da...