O Centro de Investigação Clínica da ULS Baixo Mondego promoveu o III Encontro de Investigação Clínica 2024, subordinado ao tema “Investigação Clínica no Envelhecimento: Desafios e Oportunidades para o Futuro”. O evento decorreu no Auditório do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF).
O encontro contou com a primeira apresentação pública em Portugal do projeto europeu “PreDisc: Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos: do hospital às áreas rurais”. Este projeto tem como objetivo prevenir a dependência e a fragilidade em idosos hospitalizados, promovendo a atividade física regular durante e após os períodos de hospitalização. Isto é conseguido através da prescrição de um programa personalizado, multicomponente, durante o internamento hospitalar e a sua continuação após a alta, graças ao novo modelo de transição e acompanhamento pelos Cuidados de Saúde Primários.
O evento, que contou com 70 participantes, reuniu vários especialistas nacionais e internacionais para discutir os avanços mais recentes nas políticas públicas, cuidados de saúde, comunitários, investigação clínica e envelhecimento, teve como objetivo sensibilizar políticos, profissionais de saúde e a sociedade em geral para os desafios impostos pelo envelhecimento demográfico.