InícioDesportoThierry Neuville é o primeiro líder após superespecial da Figueira da Foz

Thierry Neuville é o primeiro líder após superespecial da Figueira da Foz

O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20) é o primeiro líder da 57.ª edição do Rali de Portugal, quinta ronda do Mundial (WRC), que hoje arrancou com a superespecial da Figueira da Foz.

Neuville concluiu os 2,94 quilómetros cronometrados naquela cidade costeira com o tempo de 2.24,2 minutos, batendo o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) por 0,6 segundos, com o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) na terceira posição, a dois segundos do companheiro de equipa.

O piso em asfalto num rali de terra mereceu críticas de alguns pilotos, nomeadamente do vencedor da superespecial, descontente com o facto de ter de usar estes mesmos pneus na longa etapa de sexta-feira, em que a preservação das borrachas poderá fazer a diferença para conseguir um bom resultado.

O campeão mundial em título, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), terminou na quinta posição, a 2,4 segundos de Ogier e a 0,4 do japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), quarto mais rápido na superespecial.

Thierry Neuville venceu o 27.º troço da temporada e sexta-feira será o primeiro piloto em pista, cabendo-lhe limpar a pista para os adversários.

O norte-irlandês Kris Meeke (Hyundai i20) foi o melhor piloto dos que disputam o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), registando o 10.º melhor tempo provisório.

Meeke bateu Armindo Araújo (Skoda Fábia) por 0,7 segundos, com o piloto de Santo Tirso a cotar-se como o melhor português, provisoriamente no 12.º lugar da geral.

Na sexta-feira disputa-se o primeiro dia completo da prova portuguesa, com oito troços e 126,9 quilómetros cronometrados, de um total de 529,83.

Thierry Neuville chega ao Rali de Portugal como líder do Mundial, com 86 pontos, mais seis do que o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que hoje foi apenas oitavo.

Pub

Leia também