Início Internacional Polícia Marítima efectua dois resgates e salva 52 migrantes na Grécia

Polícia Marítima efectua dois resgates e salva 52 migrantes na Grécia

A equipa portuguesa da Polícia Marítima realizou na madrugada de hoje dois resgates, salvando 53 migrantes na ilha de Lesbos, Grécia.

O primeiro resgate deu-se pelas 06h25, quando a Viatura de Vigilância Costeira detectou um bote em frente a Lambda, tendo este sido interceptado pela embarcação da Polícia Marítima “TEJO”, pelas 06h33.

A bordo estavam 13 migrantes, três mulheres, uma criança e nove homens, que foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e transportados para o porto de Skala Skamineas, onde desembarcaram em segurança e foram entregues às autoridades gregas.

O segundo resgate deu-se pelas 06h35, quando o Chefe de Equipa da Polícia Marítima detectou um segundo bote a aproximar-se de terra na zona de Eftalou. O agente estava a preparar-se para sair do hotel, indo prestar apoio no desembarque dos migrantes, quando detectou o segundo bote.

Após confirmar que se tratava de um bote de migrantes, o Chefe de Equipa da Polícia Marítima activou a equipa de folga que se encontrava no hotel, e dirigiram-se para a praia onde o bote se estava a dirigir.

Interceptaram, já na praia, um grupo de 39 migrantes (22 crianças, nove mulheres e oito homens), todos de nacionalidade síria.

Após a intercepção, os migrantes foram entregues às autoridades gregas em segurança, tendo a equipa ido depois prestar apoio à equipa da embarcação “TEJO” no desembarque do primeiro grupo de migrantes.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, o sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objectivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

Leia também

Doze pessoas detidas por tráfico de drogas em festival de Oliveira do Hospital

Doze pessoas foram detidas por alegados crimes de tráfico de drogas durante um festival de música no concelho de Oliveira de Hospital,...

Coimbra recebe equipamentos para imagem molecular cerebral no valor 5ME

O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra vai receber dois equipamentos de imagem molecular do cérebro,...

Portugal goleia Senegal na estreia no Mundialito de futebol de praia

A selecção portuguesa de futebol de praia entrou hoje da melhor forma na 23.ª edição do Mundialito, ao golear por 7-1 o...

ISEC trará cursos de ensino superior à Figueira da Foz em 2020

Mário Velindro, Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, em entrevista exclusiva ao Jornal O Figueirense, afirmou que irão no ano...

Figueira da Foz reforça segurança em lançamentos pirotécnicos para evitar fogos

O município da Figueira da Foz vai reforçar a segurança na utilização de pirotecnia durante o período crítico de incêndios para minimizar...