InícioCulturaPalácio Sotto Maior: edifício das Belas Artes francesas

Palácio Sotto Maior: edifício das Belas Artes francesas

Em 2018, a Sociedade Figueira Praia e a Pó de Saber – Cultura e Património juntaram-se para abrir ao público as portas de um dos mais icónicos edifícios da cidade: o Palácio Sotto Maior.

O programa que, até aqui vinha sendo realizado entre junho e agosto, teve em 2024 o seu início antecipado para as sextas-feiras e sábados dos meses de abril e maio.

Para Frederica Jordão, da Pó de Saber, “os dias mais amenos – mas também os mais chuvosos – trouxeram ao belíssimo edifício das Belas Artes francesas um total 659 visitantes de diversas idades, proveniências e nacionalidades. O programa dividiu-se, como habitualmente, em duas vertentes: para o público em geral, uma visita orientada pela imponente arquitetura e pelas obras de arte da coleção da casa de Joaquim e Madalena Sotto Maior; para o público infantojuvenil, uma exploração viva do que se pode ver, fazer e aprender num Palácio onde cada detalhe conta uma história encantadora. Destas visitas participaram 220 crianças provenientes do Centro Escolar de São Julião/Tavarede, da EB1 das Abadias e da EB1 de Regalheiras”.

Frederica Jordão, que acarinha as visitas que se vão sucedendo, “no dia 4 de maio, em meio às celebrações do 25 de Abril e do 1.º Maio, as visitas guiadas foram dedicadas a conhecer o “Palácio entre Revoluções”: com o fim do conflito Franco-Prussiano de 1870-1871 a ditar uma arquitetura feliz, celebratória, vemos a casa da família Sotto Maior ser construída através da Implantação da República (1910) e da I Guerra Mundial (1914-1918) e sentir todas as transformações nas modas, usos e costumes da vida da família. A Revolução dos Cravos trouxe a derradeira mudança, que ainda hoje honramos: a musealização e criação do programa de descoberta do Palácio Sotto Maior pelo professor José Pires de Azevedo que, nos anos 1980, promoveu a sua abertura ao público”.

Continuam as visitas guiadas ao Palácio Sotto Maior e os pedidos de informação e reservas podem ser feitos através do email podesaber.patrimonio@gmail.com.

Pub

Leia também