Na sequência do protocolo assinado no dia 21 de junho de 2024, entre o Município da Figueira da Foz e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), um total de 16 crianças/jovens com Necessidades de Saúde Especiais puderam integrar um ATL de verão adaptado às suas necessidades.
Este ATL, que funcionou de 29 de julho a 30 de agosto, desenvolveu-se em dois espaços: Centro de Apoio à Aprendizagem / Valência de Apoio Especializado da Escola Básica das Regalheiras – 8 crianças/jovens (multideficiência, deficiência intelectual, atraso global de desenvolvimento…) e Centro de Apoio à Aprendizagem / Valência de Apoio Especializado da Escola Básica Infante D. Pedro – 8 Crianças/jovens com Perturbação do Espetro do Autismo.
As crianças puderam usufruir de inúmeras atividades, nomeadamente: hipoterapia; ida a parques infantis; participação em atividades desenvolvidas pelo Serviço Educativo da Biblioteca Pública Municipal (exploração de sons com instrumentos musicais); piscina, praia, relaxamento, atividades sensoriais e/ou motoras; terapia ocupacional e fisioterapia.