O cabeça de lista do movimento independente “Figueira, a Primeira”, Pedro Santana Lopes venceu a Câmara da Figueira da Foz nestas eleições autárquicas.
“Ganhar nestas circunstâncias é uma proeza sem igual, porque, contra todas as tropelias, todas as armadilhas, todas as impugnações e contra os partidos grandes, médios e pequenos”, afirmou aos jornalistas esta noite Pedro Santana Lopes.
O candidato independente disse que “é uma vitória extraordinária” reconhecendo a “emoção especial, 24 anos depois, de voltar a ter a confiança dos figueirenses”.
Santana Lopes, que foi presidente deste município entre 1997 e 2001, afirmou que “estas eleições provaram para muita gente a razão pela qual tomei essa opção de sair da força política em que militei durante décadas”, disse, acrescentando que o movimento de independentes “está a fazer história na Figueira e a contribuir para a democracia”.
A estas eleições autárquicas, concorreram ainda Bernardo Reis (CDU), Rui Curado Silva (BE), Pedro Machado (PSD), Miguel Mattos Chaves (CDS-PP) e Carlos Monteiro (PS), actual presidente da autarquia.