O município figueirense foi distinguido com Prémio Cidade na XI Gala da Figueira TV, que decorreu no passado sábado, no Casino Figueira.
Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, subiu ao palco para receber, das mãos de Edmundo Filipe da empresa CWJ, o prémio que reconheceu “a labuta das gentes da Figueira da Foz para alcançar o estatuto de cidade e de Rainha das Praias de Portugal e destacou o Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, nas palavras de Pedro Santana Lopes “um marco que fica para a história e que vai tornar esta terra e esta região de mais saber, de mais investigação, de mais inovação e por isso de mais riqueza”.
O autarca figueirense agradeceu à Figueira TV pela realização de uma gala que “distingue muita gente que merece” e à CWJ, tendo manifestado “ser uma honra receber o prémio de uma empresa que se dedicada à inovação, investigação, ao saber, à ciência”.
Pedro Santana Lopes dedicou uma “palavra especial aos vencedores dos prémios Europa [Luís Miguel Viegas Cardoso] e Mundo [Manuel Matos dos Santos], jovens com lugar de muito relevo”, que simbolizam aquilo que a Figueira quer, que é “que os figueirenses espalhados pelo mundo regressem e se sintam bem na Figueira”. Salientou ainda o papel de entrega de todos os que já trabalharam na Câmara e que com ele lá trabalham.
O humorista Herman José, a quem coube o papel de anfitrião de palco, revelou-se um grande admirador da Figueira, onde vem amiúde trabalhar e considerou “maravilhoso o regresso de Santana Lopes à Figueira”.
A Figueira TV distinguiu 24 pessoas e entidades, numa iniciativa de “celebração da memória e do mérito”, que contou com momentos musicais e de dança protagonizados por artista figueirenses, nomeadamente Adelaide Sofia e Lourenço Ataíde, e por alunos do Conservatório de Música David de Sousa.
O Figueirense foi o patrocinador de um prémio que distinguiu o site de informação “Figueira na Hora”, tendo o director deste Jornal entregue, em palco, a distinção ao jornalista Jorge Lemos, fundador e responsável por aquele projecto de comunicação social.
Foto: Município da Figueira da Foz