Início Local Figueira da Foz vai alienar Paço de Maiorca em hasta pública com...

Figueira da Foz vai alienar Paço de Maiorca em hasta pública com base de quase 1 ME

O município da Figueira da Foz vai alienar em hasta pública o Palácio de Maiorca, do século XVIII, com a licitação a iniciar-se nos 982 mil euros.

A informação foi avançada aos jornalistas pelo presidente da Câmara, no final da reunião de hoje, depois de ter revelado ao executivo municipal que o processo de alienação será votado na próxima sessão autárquica.

Segundo Pedro Santana Lopes, o preço base de licitação de 982 mil euros corresponde, “mais ou menos”, à avaliação efectuada no final do mandato do executivo anterior.

Um relatório da auditoria externa ao edifício aponta para uma estimativa de 3,5 milhões de euros para a requalificação do edifício.

O Palácio de Maiorca representa ainda para o município um encargo de cinco milhões de euros, devido a uma parceria público-privada mal sucedida.

Em 2008, o município aprovou uma parceria público-privada para ali edificar uma unidade hoteleira, a obra acabou abandonada e o processo judicial que se seguiu terminou com o município da Figueira da Foz a ter de pagar cerca de cinco milhões de euros à massa insolvente da sociedade.

Além disso, está ainda em tribunal um recurso da Autoridade Tributária sobre um milhão de euros de Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), que a autarquia ganhou em primeira instância.

“O que é uma dor de alma é aquilo continuar a degradar-se, portanto, quanto mais depressa se vender melhor”, sublinhou, em Janeiro, Santana Lopes, que rejeitou para o município a repetição de parcerias público-privadas ou sociedades com privados.

O Paço de Maiorca, edifício do século XVIII, foi adquirido para o município precisamente por Santana Lopes há mais de 20 anos, na sua primeira passagem pela presidência da Câmara da Figueira da Foz.

Pub

Leia também

Dia do Ginásio com mote “Celebrar e Agradecer”

No passado dia 3 de Junho, o Ginásio Clube Figueirense comemorou o "Dia do Ginásio", assinalando os 128 anos desta instituição desportiva. O clube figueirense...

“Mal Viver” de João Canijo passa no CAE

Amanhã, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) vai apresentar uma sessão de cinema com o filme "Mal Viver", de João Canijo,...

Vida e obra de Manuel Fernandes Thomaz eternizada em mural

A Escola Secundária Joaquim de Carvalho inaugurou hoje um mural alusivo à vida e obra de Manuel Fernandes Thomaz, no âmbito da evocação dos...

Ginásio destacado com Bandeira de Ética

O Ginásio Clube Figueirense foi ontem destacado com a Bandeira de Ética, distinção atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) - uma...

Festa da Sardinha dá início às Festas da Cidade

Começa já esta sexta-feira a Festa da Sardinha, que vai decorrer no Portinho da Gala, entre os dias 9 e 11 de Junho, dando...