A Junta de Freguesia de Quiaios doou uma área de 8,5 hectares de terreno à Câmara Municipal da Figueira da Foz para viabilizar a construção de uma variante rodoviária que sirva a localidade.
O presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, explicou que o terreno doado vai servir para efetuar uma permuta com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), procedimento fundamental para viabilizar a construção da variante a Quiaios.
A futura variante terá uma extensão de cerca de quatro quilómetros e deverá usar o traçado correspondente a um aceiro que já existe, dentro de uma área que é propriedade do ICNF.
“É uma estrada fundamental para garantir o ordenamento da circulação em Quiaios e para aliviar aquela localidade do congestionamento que tem atualmente”, sustentou Santana Lopes, em declarações aos jornalistas.
O presidente da Câmara da Figueira da Foz estimou que a futura variante possa representar um investimento na ordem dos dois milhões de euros e esteja lançada e em execução ainda neste mandato.
Apesar do projeto de obra ainda não estar definido, Santana Lopes adiantou que a via terá uma faixa de circulação para cada lado e ciclovia.
“Será uma estrada tão eco quanto possível”, sublinhou.
A futura via vai ligar a localidade de Quiaios à praia com o mesmo nome.