Início Cultura Dois filmes realizados em pós-graduação na Figueira seleccionados para 25º Festival de...

Dois filmes realizados em pós-graduação na Figueira seleccionados para 25º Festival de Avanca

Dois filmes produzidos no âmbito do curso de Pós-graduação em Cinema e Audiovisuais
da ESAP – Escola Superior Artística do Porto, acabam de ser seleccionados para integrar
as competições do 25º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, televisão, Vídeo e Multimédia que irão acontecer no final deste mês.

O filme “Phantoms of the Quarantine” é uma obra documental realizada durante a pandemia e dividido em três partes (“duas janelas”, “os domingos que nunca acabam”, “enxoval”), tendo sido realizada por Carolina d’Antas Ferrão, Luís Filipe Dias e Joana Carregado.

Iniciado como um exercício da disciplina de “realização de documentário”, a obra autonomizou-se e teve a participação de outras unidades curriculares do curso. Este filme integra a Competição Avanca.

Na categoria de Vídeo, foi seleccionada a obra “Oásis” de Ana Carolina Ferrão, João Duarte, Pedro Milheirão. Um filme rodado durante os finais de tarde e noite na praia da Figueira da Foz.

O Festival de Cinema AVANCA comemora este ano a sua 25ª edição, decorre entre Estarreja e Ovar, em várias salas de cinema. Procurando ultrapassar as condicionantes da actual pandemia, o festival iniciou no ano passado e de forma pioneira a exibição em Drive In. Este ano, parte das competições irão voltar a acontecer com a presença dos carros.

A 25ª edição do Festival de Cinema de AVANCA conta ainda com a presença dos alunos da Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual, do ano lectivo 2020/2021, para a realização de um exercício da disciplina “montagem e pós-produção”.

O curso foi integrado no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), numa parceria que junta o Município da Figueira da Foz, a Centro Portugal Film Commission e a ESAP que teve como objectivo contribuir para o reforço de uma nova abordagem ao cinema e ao audiovisual na região.

A Pós-graduação em Cinema e Audiovisuais, conferida pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto, decorre no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. 

A Pós-graduação em Cinema e Audiovisuais está aberta a licenciados, mas também a detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESAP, atestando capacidade para frequentar a Pós-Graduação. Esta Pós-Graduação confere 60 créditos ECTS, permitindo que os alunos possam prosseguir para o grau académico seguinte, nomeadamente para o curso de Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, igualmente da ESAP.

Pub

Leia também

Portugal sem concelhos em risco extremo pela primeira vez em dois meses

Portugal deixou hoje de ter concelhos em risco extremo de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, o que não ocorria desde o início de Julho, segundo...

Circuito Nacional de bodyboard na Praia do Cabedelo

O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2021 vai ter a sua primeira etapa na Praia do Cabedelo já neste fim-de-semana, contando com a...

Cinco novos casos nas últimas 24h – Figueira com 142 casos activos

O concelho da Figueira da Foz registou cinco casos de pessoas infectadas com covid-19 nas últimas 24h, permanecendo um total de 142 casos activos,...

Chuva afecta produção de milho no Baixo-Mondego

A chuva intensa que atingiu o Baixo Mondego, na segunda-feira ao final da tarde, afectou uma “vasta área de produção de milho”, disse à...

Praias na Figueira da Foz vistoriadas após avistamento de tubarões

Várias praias na linha de costa da Figueira da Foz foram hoje vistoriadas pela Autoridade Marítima, devido ao avistamento de três tubarões, no domingo,...