No âmbito de assinalar o Dia do Asteroide, o Município da Figueira da Foz, juntamente com o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, organizou atividades abertas ao público para os dias 30 de junho e 4 de julho, com exposições, workshops interativos e observação de estrelas.
No dia 30 de junho, realizam-se, no Núcleo Museológico do Mar, oficinas, exposições e momentos de descoberta ligados a estes corpos celestes.
As atividades arrancam pelas 10 horas com a Oficina dos Impactos Cósmicos, em que os participantes terão a oportunidade de criar as suas próprias crateras de impacto, simulando a queda de asteroides, através do recurso a diferentes tipos de “bólides”. À tarde, pelas 14 horas, será a vez da construção de uma escala comparativa de tamanhos de asteroides com tempo para histórias dos meteoritos que caíram na Terra.
A partir das 15 horas será possível assistir, via zoom, a uma palestra de Humberto Campins, cientista planetário de renome da Universidade da Flórida Central (UCF), reconhecido internacionalmente pelos seus estudos sobre asteroides, cometas e outros pequenos corpos do Sistema Solar.
De seguida, será inaugurada a exposição “Missões aos Asteroides”, que será uma “viagem visual por alguns dos asteroides mais fascinantes”, composta por 19 painéis que convidam a explorar informações detalhadas sobre as suas características únicas e as missões de estudo. Pouco depois será dinamizada uma atividade de observação de amostras de meteoritos.
A última atividade será a observação astronómica de objetos celestes, realizada no Centro de Investigação de Correntes Marítimas, Movimentos de Areias e Alterações Climáticas (antigo Abrigo da Montanha), no dia 4 de julho, entre as 21h30 e as 23 horas.