Início Local Covid-19: Misericórdia da Figueira da Foz cancela arraial das Festas de Santo...

Covid-19: Misericórdia da Figueira da Foz cancela arraial das Festas de Santo António

A Misericórdia da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, promotora das festividades de Santo António, anunciou hoje o cancelamento do arraial popular da noite de 12 de Junho, embora mantenha as cerimónias religiosas que serão transmitidas ‘online’.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Misericórdia – Obra da Figueira (MOF) explica que a mesa administrativa decidiu, “desde já” e face à pandemia da covid-19, cancelar o arraial realizado no largo fronteiro à instituição, que todos os anos recebe milhares de pessoas.

Já as cerimónias religiosas de 13 de Junho, dia de Santo António, irão manter-se, mas serão transmitidas pela internet aos eventuais interessados no canal do YouTube da instituição.

A Misericórdia – Obra da Figueira possui, entre outras valências, dois lares de idosos (Santo António e Silva Soares) que albergam cerca de 150 utentes. Desde o início de Março que a instituição estabeleceu um plano de contingência interna e tomou diversas medidas sanitárias face à ameaça do novo coronavírus, incluindo a realização de testes de despistagem a funcionários em situações concretas e a proibição de visitas a familiares dos utentes.

Para fazer face à actual situação de contingência e à proibição de contactos presenciais, a Misericórdia da Figueira da Foz anunciou igualmente a aquisição do “material electrónico indispensável a proporcionar contactos dos utentes com os seus familiares por video-chamada, com a maior frequência possível nas circunstâncias actuais”, com recurso a ‘tablets’ e via ligação sem fios à internet.

Fonte da mesa administrativa da instituição de solidariedade social explicou à Lusa que os técnicos da MOF ligam aos familiares dos utentes através da aplicação Whatsapp, pondo-os em contacto por video-chamada.

Pub

Leia também

Mau Tempo: Mais de 150 ocorrências entre as 08:00 e as 17:00

A Proteção Civil registou 150 ocorrências devido ao mau tempo, com Leiria, Coimbra, Porto e Lisboa a serem os distritos mais afetados,...

Figueira ganha prémio nacional da Mobilidade em Bicicleta

O Município da Figueira da Foz foi galardoado com o prémio nacional da mobilidade em bicicleta 2020, na categoria de Autarquias e...

Pais contra as mudanças de sala dos alunos

Os pais e encarregados de educação da turma 1, do 6.º ano de escolaridade da Escola Dr. João de Barros da Figueira...

Mais de 300 médicos de família ainda não foram colocados

Mais de um mês após o lançamento do concurso para colocação dos 365 médicos de família, os especialistas continuam sem trabalhar numa...

Protecção Civil emite recomendações para próximos dias de mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu hoje recomendações para as próximas 48 horas devido às previsões de chuva...