Início Desporto Congresso na Figueira da Foz debate importância da Educação Física do ensino...

Congresso na Figueira da Foz debate importância da Educação Física do ensino básico

A inclusão da Educação Física no ensino básico é essencial para que deixe de ser “o parente pobre” da Educação, defendem os organizadores do Congresso Nacional de Educação Física, que arranca quinta-feira na Figueira da Foz.

“As escolas do primeiro ciclo deviam contar com um profissional que acompanhasse desde cedo o desenvolvimento físico das crianças”, defende Avelino Azevedo, presidente do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF).

Avelino Azevedo refere que devem ser criadas condições para que a educação física no primeiro ciclo “deixe o papel e se torne realidade”. Defende ainda a restruturação do Desporto Escolar, proporcionando a atletas jovens não federados mais oportunidades de participarem em competições. “São medidas importantes para que a Educação Física deixe de ser o parente pobre da Educação”, garante o líder do CNAPEF, lembrando que até ao ano passado a disciplina nem sequer contava para a média do secundário.

A disciplina de Educação Física voltou a contar em 2018 para a classificação final do ensino secundário e, portanto, para o cálculo da média de acesso a ensino superior.

A disciplina tinha deixado de contar para a média final do ensino secundário em 2012, excepto no caso de os alunos pretenderem prosseguir estudos naquela área.

O decreto-lei que consagrava essa medida contestada pelos professores de educação física foi revogado na íntegra em 2018 pelo diploma que integra os novos currículos dos ensinos básico e secundário. “Foi um passo importante para devolver a importância à Educação Física, mas é preciso dar outros”, diz Avelino Azevedo.

O 11.º Congresso Nacional de Educação Física realiza-se nos dias 31 de Outubro e 01 e 2 de Novembro de 2019, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, com o tema – Avaliar para Melhorar na Educação Física, no Treino Desportivo e no Exercício e Saúde.

Aberto a professores de Educação Física, treinadores e técnicos de Exercício Físico, o congresso é uma organização conjunta do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e da Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF).

Na edição deste ano, juntam-se à organização a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e a Associação representativa dos Professores de Educação Física da região de Coimbra (APPEFIS).

Pub

Leia também

Covid-19: DGS alerta para uso indevido de luvas porque pode potenciar contágio

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) considerou hoje que o uso de luvas na rua pode ser “contraproducente e dar uma falsa sensação...

Distrito de Coimbra sob aviso amarelo devido à chuva

O distrito de Coimbra está sob aviso amarelo até às 21h de hoje, devido à previsão de chuva que poderá ser forte,...

Tempo de Páscoa diferente

Buarcos, com largas tradições religiosas na Quaresma, suspendeu as cerimónias habituais como as procissões da Semana Santa, mas mantém vivo o espírito...

Covid-19: Pandemia alterou consumos de álcool e drogas para quase um terço de jovens

Perto de um terço dos jovens portugueses (62,4%) acredita que a pandemia de covid-19 contribuiu para a alteração de consumo de álcool...

Covid-19: Comerciantes dos mercados da Figueira da Foz com entregas ao domicílio

A Câmara da Figueira da Foz disponibilizou o contacto de 30 comerciantes dos dois mercados municipais, que continuam abertos, para que as...