Início Local Brenha quer voltar a ser freguesia

Brenha quer voltar a ser freguesia

Um grupo de habitantes reiterou na reunião da Assembleia Municipal da Figueira da Foz a intenção de reverter a extinção da freguesia de Brenha, ocorrida em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa do Estado.

“Brenha tem todas as condições para voltar a ser freguesia e a população quer de novo ter a sua independência autárquica”, disse hoje Luís Pedro Silva, coordenador de uma comissão encarregada do processo para que Brenha volte a ser freguesia.

Numa intervenção no período destinado ao público, o activista comunicou que as assembleias de Freguesia de Quiaios e Alhadas, que absorveram o território da antiga freguesia, “deliberaram, por unanimidade, a reversão”.

À data da extinção, a freguesia tinha uma área de 5,95 quilómetros quadrados e contava com mais de um milhar de habitantes e dispunha de posto de saúde, que foi encerrado.

“Se repararmos na qualidade de vida dos cidadãos de Brenha antes da extinção da freguesia, obviamente que antes havia mais”, enfatizou Luís Pedro Silva aos jornalistas.

A comissão “Brenha a Freguesia” interveio na Assembleia Municipal para questionar o presidente da Câmara sobre um pedido de apoio logístico e jurídico que não obteve resposta para desenvolver o processo, com base na Lei 39/2021, que permite a reactivação de antigas freguesias.

Para o presidente da Câmara, nesta fase, o município não tem de ser envolvido no processo, mas sim a Assembleia Municipal e depois a Assembleia da República.

“A Câmara tem depois de apoiar a criação da freguesia e a comissão instaladora depois da decisão da Assembleia da República”, vincou Santana Lopes, referindo que, “até lá, a autarquia não se deve envolver no processo”.

Os procedimentos legais para a reactivação da freguesia de Brenha têm de estar concluídos até final de Dezembro, de acordo com os prazos legais definidos na Lei.

Pub

Leia também

Câmara Municipal intenciona intervenção no Largo de Santo António

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Santana Lopes, realizou recentemente uma visita ao largo de Santo António com o objectivo de...

Forte de Santa Catarina recebe XII Feira Medieval Infante Dom Pedro

Entre os dias 6 e 9 de Abril, o Forte de Santa Catarina será ocupado pela animação da tradicional XII Feira Medieval Infante Dom...

Torneio de basquetebol 3×3 contou com 120 alunos

A Escola de Ensino Básico João de Barros promoveu um torneio de basquetebol 3x3 no início desta semana, desta vez com alunos do 5.º...

Naval recebe alunos de Erasmus da Bernardino Machado

Na semana passada a Naval Remo recebeu a visita de alunos de Erasmus da Escola Secundária Bernardino Machado, proporcionando actividades de canoagem a alunos...

“5as de Leitura” convidam Carlos Tê

Hoje, pelas 21h30, a iniciativa de promoção e incentivo à leitura "5as de Leitura" vai ser realizada na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal...