Início Espectáculo Canceladas todas as actividades da Queima das Fitas de Coimbra

Canceladas todas as actividades da Queima das Fitas de Coimbra

Todas as actividades da Queima das Fitas de Coimbra foram canceladas devido à pandemia de covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC).

“As actividades tradicionais, como a Queima do Grelo (feita pelos estudantes que estão a terminar o seu percurso académico), o baile de gala e o sarau académico, foram canceladas”, afirmou Daniel Azenha.

Segundo o dirigente, assim que o Governo implementou a situação de calamidade, a AAC viu que “não havia condições para realizar as actividades em segurança”.

“É com muita pena, mas temos de cancelar”, declarou Daniel Azenha.

Reconhecendo que “a Queima das Fitas é uma atividade que dá espaço financeiro para que a associação continue a trabalhar no resto do ano”, pelo que “é dinheiro que não se ganha”, o presidente da Direcção-Geral da AAC salientou, contudo, que “a questão da saúde pública está em primeiro lugar”.

“E não há festa académica que esteja acima da saúde dos nossos colegas”, acrescentou.

As actividades da Queima das Fitas, cuja data não estava ainda definida, deveriam ocorrer no final deste mês e início de Novembro.

“Em relação à Queima das Fitas, prevista para Maio, não foi tomada nenhuma decisão, mas estamos a contar com a sua realização, desde que estejam reunidas as condições de saúde e segurança públicas”, referiu Daniel Azenha.

Numa publicação no domingo na rede social Facebook, a Comissão Organizadora da Queima das Fitas refere que, “apesar de todos os esforços” em “realizar e assinalar” esta festa neste mês, “infelizmente não se reúnem as condições de saúde pública necessárias”.

“Nesse sentido, é com muito pesar, mas, acima de tudo, com sentido de responsabilidade e consciência social, que comunicamos a toda a comunidade académica que a Queima das Fitas de Coimbra 2020 está oficialmente cancelada”, lê-se na publicação.

Os estudantes que já adquiriram o seu bilhete na venda promocional poderão reaver o valor na Secretaria da Queima das Fitas entre terça e sexta-feira, das 14:00 às 20:00, ou conservá-lo para a próxima edição, adianta a mensagem.

Em Agosto, a organização já tinha anunciado que o cortejo da Queima das Fitas de Coimbra, previsto ocorrer este mês, tinha sido cancelado.

“Dadas as circunstâncias e pensando de forma realista, nem nos carros alegóricos nem na plateia seria possível garantir um distanciamento razoável”, disse na ocasião o secretário-geral da Queima das Fitas, Leandro Marques.

A Queima das Fitas tinha sido adiada de Maio para outubro devido à pandemia, substituindo-se à Festa das Latas, o equivalente à receção ao caloiro.

Pub

Leia também

O Figueirense já nas bancas!

A edição papel d'O Figueirense já se encontra disponível nas bancas. Eis a primeira página do jornal deste mês:

3ª edição do Festival CriaSons no CAE

No dia 5 de Fevereiro, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos apresenta um concerto inserido na 3ª edição do Festival CriaSons, com...

Figueira da Foz recebeu parceiros da CircularNet

No passado dia 25 de Janeiro, teve lugar no Centro de Artes e Espectáculos, a reunião da rede CircularNet - Plataforma para a Circularidade:...

Hospital da Figueira da Foz investe mais de 10 milhões de euros

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) tem em marcha um investimento superior a 10 milhões de euros para a ampliação das instalações...

Escola EB 2/3 Dr. João de Barros promoveu sessões de leitura

No passado dia 25 de Janeiro, a biblioteca da Escola EB 2/3º Ciclos Dr. João de Barros serviu como espaço de incentivo e promoção...