Início Economia Navigator suspende vendas na Rússia e Bielorrússia

Navigator suspende vendas na Rússia e Bielorrússia

A Navigator Company anunciou hoje que suspendeu na semana passada a comercialização dos seus produtos no mercado russo e bielorrusso, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, repudiando o actual conflito militar.

“A posição tomada pela empresa surge na sequência da invasão da Ucrânia por parte da Rússia, com o apoio explícito da Bielorrússia, e vai prolongar-se por tempo indeterminado”, acrescenta a The Navigator Company, em comunicado.

A Navigator “demonstra o seu total repúdio pelo actual conflito militar apoiando as sanções económicas que têm vindo a ser aplicadas desde o início da invasão da Ucrânia”, salienta.

Esta guerra, aponta, “já resultou em elevadas perdas humanas e materiais e obrigou a deslocações em massa de refugiados”, tratando-se “de uma situação dramática que nenhum europeu pensou voltar a viver e que deixará certamente marcas profundas durante muitos anos”.

A Navigator está a acompanhar “em permanência a evolução do conflito, monitorizando o seu impacto nos mercados onde actua, bem como em toda a cadeia de abastecimento”.

Actualmente, “ainda não é possível estimar com razoável grau de confiança as eventuais consequências do actual conflito na actividade da empresa, sendo a exposição directa da The Navigator Company aos mercados da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia menos de 1% da sua facturação”.

A empresa recorda que exporta os seus produtos para 130 países.

“Por outro lado, estima-se que o forte aumento dos custos de energia e, directa e indirectamente, dos custos de logística e de várias ‘commodities’ terá um forte impacto em toda a indústria no espaço europeu, pressionando ainda mais a inflacção, o que penalizará a recuperação do crescimento económico”, enfatiza.

O grupo que produz e comercializa papel sublinha que “são as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta” que o inspira e move e, por isso, vai continuar “a trabalhar para contribuir para um futuro colectivo melhor”.

Pub

Leia também

Propostas de concessão dos casinos Estoril e Figueira da Foz estão em análise

As propostas para a concessão da exploração das zonas de jogo do Estoril e da Figueira da Foz foram hoje abertas e encontram-se, "neste...

Peça de Teatro “Eu Nunca Vi um Helicóptero Explodir” no CAE

O Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos (CAE) vai ter em palco a peça de teatro “Eu Nunca Vi um Helicóptero Explodir”,...

Conversas com Saber – “As vertentes de uma abadia cisterciense”

No dia 8 de Outubro, pelas 15 horas, O Quartel de Imagem recebe a 15.ª edição da tertúlia "Conversas com Saber" com a temática...

Infectados com covid-19 deixam de cumprir isolamento

As pessoas infectadas com covid-19 vão deixar de cumprir isolamento e as máscaras mantêm-se obrigatórias em unidades de saúde e lares com o fim...

Clássica da Figueira é a novidade no calendário internacional de ciclismo para 2023

A Figueira Champions Classic, nova corrida de ciclismo de estrada na Figueira da Foz, agendada para 12 de Fevereiro, é a principal novidade no...