Início Economia CIM Região de Coimbra aprova orçamento de quase 19 milhões de euros...

CIM Região de Coimbra aprova orçamento de quase 19 milhões de euros para 2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra aprovou ontem o orçamento para 2022, num valor que quase 19 milhões de euros, que permitirá a realização de mais de 60 projectos nos 19 municípios deste território.

O orçamento de 18,6 milhões de euros foi aprovado por maioria (registou uma abstenção), em reunião da Assembleia Intermunicipal, que conta com 72 membros.

De acordo com o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, este orçamento “espelha as opções da instituição para 2022, nomeadamente o exercício de autoridade de transportes, com a nova concessão do transporte público rodoviário de passageiros para a Região de Coimbra, que irá arrancar ainda em 2022 e durar cinco anos”.

Reflecte “todos os projectos em que a CIM Região de Coimbra está envolvida, com recurso a fundos comunitários e outras fontes de financiamento externo”, indicou, referindo-se à continuidade das acções da Região de Coimbra enquanto Região Europeia da Gastronomia 2021-2022.

Espelha ainda “a aposta contínua nos projectos ligados aos transportes, educação, saúde, património natural e construído, cultura, turismo, protecção civil e inclusão social, enquanto investimentos de âmbito intermunicipal, fomentando parcerias entre agentes regionais e indo ao encontro das políticas públicas”.

Recorde-se que esta Comunidade Intermunicipal foi a que teve mais projectos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A reunião da Assembleia Intermunicipal serviu ainda para aprovar por maioria – 65 votos a favor e 1 voto em branco -, a recondução do actual secretário executivo, Jorge Brito, para os próximos quatro anos.

“Quero agradecer o voto de confiança. Provavelmente vamos ter o mandato autárquico mais desafiante de sempre, mas estou confiante na união e coesão que esta casa sempre teve e que terá de ter mais do que nunca neste período, para bem de todo o território”, afirmou.

O presidente da CIM Região de Coimbra destacou as diversas qualidades, pessoais e profissionais do actual secretário executivo, realçando a sua vasta experiência na gestão de fundos comunitários e em políticas públicas.

Pub

Leia também

Figueira: a mais procurada

O Jornal da Madeira escreveu a notícia que “a Jetcost.pt analisa regularmente as pesquisas realizadas no seu site, para que assim sejam obtidos dados mais...

Detido suspeito de provocar cinco incêndios na Figueira da Foz

A Policia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem suspeito de atear cinco incêndios florestais no concelho da Figueira da Foz. O detido...

Peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) apresenta, no dia 23, pelas 22 horas, no Auditório Municipal, a peça de teatro "Chovem Amores na...

Homem colhido mortalmente por ambulância junto ao Hospital

Um homem morreu hoje na Figueira da Foz após ter sido atropelado na última madrugada quando estava caído junto ao hospital da cidade, confirmaram...

Naval Remo participou no Campeonato Regional de Velocidade

No fim-de-semana passado, teve lugar, na pista de remo de Montemor-o-Velho, o Campeonato Regional de Velocidade de Remo, em que participaram seis clubes com...