O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse que pretende criar condições para que o futuro da arbitragem seja positivo e consistente para acompanhar a evolução da modalidade em Portugal.
Sobre a presença do árbitro Artur Soares Dias no Euro2024 e na final da Liga Conferência Europa, anteontem em Atenas, Pedro Proença considerou que se trata da “afirmação da arbitragem portuguesa”, que trilhou um caminho “feito com dores de crescimento, que está a dar frutos”.
O dirigente, que falava à margem do jantar do 45.º aniversário da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), em Montemor-o-Velho, disse que o setor da arbitragem tem tido grandes dificuldades, mas que “tem sabido amadurecer”, salientando que Portugal foi uma das primeiras cinco ligas europeias a implementar o videoárbitro.
“É importante que a estrutura do futebol em Portugal acompanhe a evolução dos jogadores extraordinários que temos e os treinadores de eleição, para que as nossas competições sejam cada vez mais fortes”, referiu.
Em dia de festejos, o presidente da APAF, Luciano Gonçalves, defendeu a necessidade de a LPFP, o Governo e a Federação Portuguesa de Futebol tratarem “com alguma urgência” da profissionalização do setor da arbitragem.
“Não podemos continuar no futebol profissional, em que todos os agentes são profissionais, a ter árbitros que não são profissionais e isso é um dos temas principais”, frisou o líder associativo.
Face à “qualidade da arbitragem portuguesa ao longo do tempo”, Luciano Gonçalves considerou que Portugal “tem de ter obrigatoriamente – e isso tem de ser um compromisso – árbitros presentes em todas as finais, sejam do Campeonato do Mundo, da Europa ou finais europeias”.
O presidente da APAF considerou a época desportiva que está a terminar “desgastante e desafiante, mas que correu bem dentro do que era expectável”.
No jantar de comemoração do 45.º aniversário, a APAF homenageou os árbitros Artur Soares Dias e os seus auxiliares Paulo Soares e Pedro Ribeiro, pelas recentes nomeações para o Euro2024 e final da Liga Conferência Europa, e Sérgio Soares, juiz de futebol de praia, que marcou presença no último Mundial que decorreu nos Emirados Árabes Unidos.
Artur Soares Dias integra o lote de árbitros nomeados para o Euro2024, que vai decorrer entre 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha, e vai dirigir a final da Liga Conferência Europa, entre os gregos do Olympiacos e os italianos da Fiorentina.
Em Montemor-o-Velho, Soares Dias afirmou que representar Portugal nas competições internacionais é um motivo de orgulho, mas com um “enorme” peso de responsabilidade.
Com 44 anos de idade, Artur Soares Dias está na arbitragem há 28 épocas.