Início Ambiente Protecção Civil alerta para a descida da temperatura mínima no Natal

Protecção Civil alerta para a descida da temperatura mínima no Natal

A Proteção Civil alertou hoje para a descida da temperatura mínima entre quinta-feira e domingo em todo o continente, recomendando uma “especial atenção” às crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sem-abrigo.

“É necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis – crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”, refere a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em comunicado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento e tempo frio nos próximos dias, com a descida da temperatura mínima na quinta-feira em todo o território do continente entre -1º e 10º graus e uma temperatura máxima que varia entre 5º e 17º graus.

Na sexta-feira, dia de Natal, está prevista uma temperatura mínima entre os -3º e 9º graus e uma máxima que varia entre 4º e 18º graus, assim com vento de quadrante Leste, soprando mais intenso nas terras altas até 80 km por hora, a partir da madrugada.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de formação de neblinas, de gelo e de geada.

Num aviso à população, a ANEPC diz que o impacto destas condições de tempo “pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados”, recomendando que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura.

A Protecção Civil aconselha o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, a ingestão de sopas e bebidas quentes e atenção com a protecção por parte de trabalhadores que exerçam a sua actividade no exterior, assim como uma condução defensiva em locais de provável formação de gelo na estrada.

Recomenda ainda “especial atenção” às braseiras e lareiras, que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte, com a adequada ventilação das habitações.

Pub

Leia também

Portugal vai hoje votar

A Figueira da Foz rodeou-se também de cuidados para que a pandemia Covid 19 não afecte a ida às urnas. Até às 19 horas,...

Figueira com 760 casos activos – 104 novos casos registados nas últimas 24h

O concelho da Figueira da Foz registou hoje 104 novos casos de pessoas infectadas com covid-19, totalizando o número de casos registados desde Março...

Barra da Figueira fechada à navegação devido à forte agitação marítima

A Figueira da Foz é uma das sete barras marítimas fechadas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, uma ondulação que poderá...

Mensagem do presidente da câmara, Carlos Monteiro

Mensagem divulgada pelo presidente da câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro.      

Hospitais do Centro continuam a aumentar número de camas

Os hospitais da região Centro voltaram a aumentar a vagas em enfermaria para doentes da covid-19, totalizando agora 1.267 camas, disse hoje à agência...