Início Ambiente Armazenamento de água desceu em todas as bacias hidrográficas em Setembro

Armazenamento de água desceu em todas as bacias hidrográficas em Setembro

A quantidade de água armazenada desceu em Setembro em todas as bacias hidrográficas, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

De acordo com os dados disponíveis hoje, no último dia do mês de Setembro, e comparativamente ao último dia do mês anterior, verificou-se uma descida do volume armazenado de água em todas as bacias monitorizadas pela Associação Portuguesa Ambiente (APA).

Das 57 albufeiras monitorizadas, 19 apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40% e quatro superiores a 80%.

A bacia Ribeiras do Barlavento era a que apresentava no final de Setembro a menor disponibilidade de água, com 14,6%. Esta bacia encontra-se a vermelho, ou seja, com valores muito abaixo da média.

As bacias do Sado (35,8%), Mira (40,6%), Oeste (42,8%), Ave e Arade (48,3%) e Guadiana (56,4%) também apresentavam no final de Setembro menor disponibilidade de água.

Segundo dados do SNIRH, as bacias do Lima (60,5%), Mondego (61,8%), Cávado (72,9%), Tejo (73,5%) e Douro (75,4%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de Setembro.

Os armazenamentos de Setembro de 2020 por bacia hidrográfica apresentaram-se inferiores às médias de setembro (1990/91 a 2018/19), exceto para as bacias do Lima, Cávado/Ribeiras Costeiras, Douro, Tejo e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Pub

Leia também

Covid-19 sobe na Figueira

Um surto de Covid-19 no Lar da Senhora da Encarnação, em Buarcos, infectou mais de 60 utentes. Há ainda mais utentes e colaboradores...

Figueira da Foz com forte ondulação

A praia da Figueira da Foz foi alvo de uma forte e irregular ondulação no dia de ontem, avistando-se ondas com uma...

Figueira da Foz aderiu à campanha de vacinação gratuita

O Município da Figueira da Foz e a Associação Dignitude assinaram o protocolo “Programa ´Vacinação SNS Local´", criado pela Associação Nacional de...

Surto de Covid-19 no Lar da Senhora da Encarnação em Buarcos

Segundo O Figueirense apurou, entre utentes e colaboradores que já testados, foram detectados 61 casos positivos de Covid-19, ainda 32 negativos e aguardam-se ainda resultados de...

PSP e GNR reforçam fiscalização para evitar deslocações entre concelhos

A PSP e a GNR vão realizar, a partir de sexta-feira, operações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização em todo país para garantir...