Início Ambiente Armazenamento de água desceu em todas as bacias hidrográficas em Setembro

Armazenamento de água desceu em todas as bacias hidrográficas em Setembro

A quantidade de água armazenada desceu em Setembro em todas as bacias hidrográficas, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

De acordo com os dados disponíveis hoje, no último dia do mês de Setembro, e comparativamente ao último dia do mês anterior, verificou-se uma descida do volume armazenado de água em todas as bacias monitorizadas pela Associação Portuguesa Ambiente (APA).

Das 57 albufeiras monitorizadas, 19 apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40% e quatro superiores a 80%.

A bacia Ribeiras do Barlavento era a que apresentava no final de Setembro a menor disponibilidade de água, com 14,6%. Esta bacia encontra-se a vermelho, ou seja, com valores muito abaixo da média.

As bacias do Sado (35,8%), Mira (40,6%), Oeste (42,8%), Ave e Arade (48,3%) e Guadiana (56,4%) também apresentavam no final de Setembro menor disponibilidade de água.

Segundo dados do SNIRH, as bacias do Lima (60,5%), Mondego (61,8%), Cávado (72,9%), Tejo (73,5%) e Douro (75,4%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de Setembro.

Os armazenamentos de Setembro de 2020 por bacia hidrográfica apresentaram-se inferiores às médias de setembro (1990/91 a 2018/19), exceto para as bacias do Lima, Cávado/Ribeiras Costeiras, Douro, Tejo e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Pub

Leia também

Festa do Arroz em Maiorca

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca vai realizar depois de amanhã, domingo, a Festa do Arroz, que irá decorrer em Maiorca. Esta iniciativa tem...

O Figueirense já nas bancas!

A edição mensal de Maio d'O Figueirense já se encontra nas bancas! Eis a primeira página:

19º aniversário do Núcleo Museológico do Sal encerra «Maio é Museu!»

A programação cultural promovida pelo Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), no âmbito da iniciativa da 10.ª edição de “Maio é Museu!”, vai culminar nas...

Arquitecto figueirense ganha prémio nacional

O arquitecto paisagista figueirense Fernando dos Santos Pessoa ganhou o Prémio “Ambiente e Paisagem Gonçalo Ribeiro Telles”, segundo apurou O Figueirense. Outro dos premiados foi...

O Figueirense na Antena 1

O Figueirense esteve novamente na Antena 1, no programa de emissão internacional "Portugal em Directo", onde a jornalista Cláudia Aguiar Rodrigues conversou com o...