InícioAmbienteQuercus alerta que é urgente reduzir lixo

Quercus alerta que é urgente reduzir lixo

Os resíduos aumentarão 70% até 2050 sem medidas de emergência que contrariem os níveis actuais, alertou a associação ambientalista Quercus, dando conta de que Portugal está acima da média europeia na produção de lixo por pessoa.

“Em Portugal gerámos, em 2019, cerca de 1,4kg de resíduos por pessoa por dia, ligeiramente acima da média europeia. Pior que a Europa neste ‘ranking’ só a América do Norte, com uma produção de mais de 2kg, em média, por pessoa”, refere a organização em comunicado emitido por ocasião do Dia Internacional da Reciclagem.

De acordo com a Quercus, será necessária uma área de aterro equivalente a cerca de 10 campos de futebol, por ano, para encaminhar todos os resíduos que são depositados: “Portugal dispõe actualmente de 33 aterros. Estes têm de momento uma capacidade de sete anos”.

A Quercus considera que em Portugal a reciclagem de resíduos de embalagem é “insatisfatória”, nas redes de tratamento e gestão, e “mediana” nos serviços de recolha: “Cerca de 9% dos resíduos de embalagens recolhidos para reciclagem não foram reciclados, o que sugere que uma parte destes não está a ser bem separada”.

Pub

Leia também