O estudo prévio da Plataforma Logística da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro, deverá estar concluído até ao mês de março do próximo ano, anunciou hoje a Câmara Municipal.
“A Câmara da Mealhada, a Administração do Porto de Aveiro e a Administração do Porto da Figueira da Foz já estão no terreno com o estudo dos modelos de negócio e de exploração da Plataforma Logística da Pampilhosa, comprometendo-se a apresentar o estudo prévio para esta estrutura já em março de 2025”, informa em comunicado.
De acordo com a autarquia da Mealhada, a vontade conjunta de “reforçar a conectividade ferroviária com os portos e criar uma infraestrutura logística de qualidade na Região Centro”, levaram estas entidades a lançar o concurso para a elaboração do estudo para a futura plataforma, que será “um dos equipamentos classificados como principais no país”, em matéria de distribuição e transporte de mercadorias.
“A construção de uma zona industrial contígua à Plataforma, a criação de um porto seco (estação aduaneira) e a possibilidade de expansão para Coimbra Norte são algumas das opções a ter em conta nos estudos a serem feitos com os interessados nesta futura solução logística no concelho da Mealhada”, informa.
Já o presidente da administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, Eduardo Feio, reconhece o papel da PLP como “fundamental para os dois portos, na perspetiva de aumento do seu espaço no interior do país, permitindo aumentar os serviços portuários e logísticos em toda a região Centro e potenciar a nossa posição em termos ibéricos”.
“É fundamental também para cumprir os desígnios europeus na transferência modal do transporte rodoviário para ferroviário, contribuindo para a descarbonização, tornando-nos mais eficientes sem pôr em causa o sucesso da nossa economia”, refere.