InícioLocalTrabalhos de conservação e restauro da Torre de Redondos quase terminados

Trabalhos de conservação e restauro da Torre de Redondos quase terminados

Encontram-se em fase de conclusão os trabalhos de conservação e restauro das estruturas que ainda se preservam de uma antiga fortificação medieval erigida no ponto mais alto de Buarcos (Figueira da Foz), a Torre de Redondos.
Os trabalhos adjudicados pelo valor de 97.434,11€ acrescido de IVA, promovidos por parte do Município da Figueira da Foz e desenvolvidos por uma equipa de conservadores restauradores e arqueólogos da Arquehoje, iniciaram-se no passado mês de junho, prevendo-se a sua conclusão por finais do corrente ano.
A Torre de Redondos, classificada como Monumento de Interesse Municipal e integrada na Zona Especial de Proteção (ZEP) do Teatro Trindade, em Buarcos é, desde 1926, propriedade particular, contudo encontra-se sob responsabilidade e salvaguarda do município da Figueira da Foz.
Em janeiro de 2022 o município assinou com o proprietário um Contrato de Comodato, por um período de 25 anos, no sentido de promover e assegurar as necessárias intervenções de conservação daquele que é o mais antigo elemento edificado do concelho (a sua existência remonta ao século XI ou mesmo a épocas anteriores) e que vinha a acusar, há algum tempo, algumas fragilidades estruturais.
A sua localização, tipologia construtiva, posição altaneira e diferenciadora na paisagem, e especialmente a sua antiguidade, fazem deste imponente cunhal com quase 15 metros de altura um elemento edificado de forte valor patrimonial. Em particular, como testemunho histórico, simbólico e identitário da povoação de Buarcos e da Figueira da Foz, e de modo geral para o contar histórico do povoamento dos territórios do Baixo Mondego.

Pub

Leia também