InícioCulturaRicardo Figueira conversa com Maria João Carvalho

Ricardo Figueira conversa com Maria João Carvalho

Sábado, dia 30 de agosto, Ricardo Figueira, autor do romance “Cidália”, conversa, às 18 horas, na Livraria do Largo com Maria João Carvalho.

O livro “Cidália” do jornalista Ricardo Figueira, que trabalhou durante muitos anos na secção portuguesa da Euronews, precisamente na cidade de Lyon, foi editado pela Visgarolho e vai ser apresentado também na Figueira da Foz.

Ricardo Figueira nasceu em Lisboa, passou parte da sua vida adulta em Lyon, mas regressou recentemente a Lisboa, embora sempre ao serviço da Euronews. A pandemia fê-lo retomar o gosto pela escrita. Tem contos publicados em várias coletâneas, incluindo o conto “A Máquina”, na coletânea “Contágios”, dos “Mapas de confinamento”, publicado também pela Visgarolho.

“Cidália” é o primeiro romance que publica e que dedica à mãe “que talvez se tenha cruzado com a Cidália na faculdade. Cidália fará 70 anos dentro de alguns meses. Sozinha em casa, vê-se nua ao espelho e dá-se conta da finitude do corpo e dos efeitos da passagem do tempo”.

Durante 53 capítulos, em cerca de 250 páginas, lemos as memórias de Cidália. “Imaginamos como circula por casa, à procura de ocupação, a olhar para fotografias, a bisbilhotar gavetas e a encher cinzeiros de priscas de cigarros”.

A figueirense Maria João Carvalho, também jornalista e autora, foi a primeira mulher em cenários de guerra como repórter. Fez reportagem de guerra em Angola, na Croácia e na Bósnia, primeiro para a RTP, RDP, Diário de Notícias e Tal & Qual e, depois para a SIC, Renascença e Diário de Notícias. Foi jornalista na Lusa, EuroNews, no Macau Hoje, RGT-Rádio Gest e correspondente do jornal Expresso das Ilhas de Cabo Verde; colaborou com a revista Homem Magazine, com a revista do Instituto do Emprego e Formação Profissional e com jornais regionais de todo o país. É fundadora da Associação Portuguesa de Jovens Jornalistas e carrega consigo um longo e rico percurso no jornalismo.

Pub

Leia também