A 57.ª edição do Rali de Portugal, quinta ronda do Campeonato do Mundo (WRC), vai hoje para a estrada, com a disputa da primeira de 22 especiais cronometradas, nas ruas da Figueira da Foz.
Portugal acolhe a prova com mais inscritos até ao momento, incluindo o campeão em título, Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), e o anterior campeão, o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), que participam no campeonato apenas a tempo parcial.
Empatado com o finlandês Markku Alén, ambos com cinco triunfos, o francês tem nova hipótese de estabelecer-se como recordista absoluto na 57.ª edição da competição.
Hoje, os pilotos iniciaram o dia com o ‘shakedown’ em Baltar, numa especial que serve para as últimas afinações e não conta para efeitos de classificação.
Segue-se a cerimónia de partida em Coimbra, que antecederá a superespecial da Figueira da Foz, a única classificativa agendada para o primeiro dia.
Na sexta-feira, as equipas enfrentam oito especiais, com dupla passagem por Lousã, Arganil, Góis e Mortágua, num total de 129,84 quilómetros cronometrados.
O Rali de Portugal é a quinta de 13 provas do calendário de 2024.
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), com 86 pontos, chega como líder da classificação, seguido do britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), seis pontos atrás.