InícioInternacionalPorto marca presença em Roterdão

Porto marca presença em Roterdão

O porto da Figueira da Foz participou, pelo quarto ano consecutivo, na Breakbulk Europe, a maior feira do mundo para a carga geral fracionada e de projeto, que decorreu este mês em Roterdão, Países Baixos.

A participação do porto da Figueira da Foz inseriu-se no stand conjunto dos Portos de Portugal, coordenado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, que contou também com a presença dos portos de Aveiro, Viana do Castelo, Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines.

“Esta presença traduz o esforço de promoção internacional do setor portuário nacional, refletindo uma estratégia de cooperação e sinergia entre os principais atores da cadeia logística marítimo-portuária portuguesa”, refere fonte da administração portuária.

A comitiva nacional contou ainda com a participação de diversos parceiros de negócio do setor, nomeadamente o Grupo ETE, Iberolinhas, Portline Ocean Management, Nogarport, Yilport Iberia S.A., Zaldesa – Zona de Actividades Logísticas de Salamanca, Foztráfego, Operfoz, Portugs e Santos e Vale, “sublinhando o espírito colaborativo e a capacidade de resposta integrada do ecossistema portuário português”.

O evento “Networking dos Portos de Portugal”, com a colaboração da AICEP Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, permitiu “uma oportunidade única para estabelecer conexões estratégicas, explorar novas parcerias comerciais e promover as valências dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz”.

Importa ainda referir que, em 2024, o segmento da carga geral fracionada representou 36% do movimento total de carga do Porto de Aveiro e 47% do movimento total de carga do Porto da Figueira da Foz.

A participação na Breakbulk Europe 2025 reforça o compromisso destas estruturas portuárias com a internacionalização e a consolidação de ligações estratégicas com mercados internacionais.

Pub

Leia também