No âmbito do seu 131.º aniversário e da iniciativa “Maio é Museu!”, o Museu Municipal Santos Rocha tem patente ao público uma nova exposição temporária “Diálogos… Sobre Cultura e Conflitos”, que reúne um conjunto significativo de obras de artistas ucranianas que refletem, não só a sua arte e as suas tradições culturais, mas também as suas vivências desde que residem na Figueira da Foz. A exposição pode ser visitada de forma gratuita até 21 de junho.
Sob o lema “Espírito Inquebrável de Uma Nação Invicta” estas seis artistas pretendem assinalar a sua luta pela liberdade e, mais uma vez, chamar atenção para as marcas de um conflito que dura há mais de três anos, após a invasão da Rússia contra Ucrânia.
Cada uma das seis artistas plásticas participa com obras originais: Tetiana Rybytska – Pintura; Vik Shpetna – Tapeçaria e cerâmica; Maria Markarian – objetos e tecidos da oficina criativa da família Markarian – ArtKomora – que dá a conhecer uma antiga técnica de estampagem de tecidos; Natali Zagori – Pintura; Alina Kryvoviaz – Pintura; Hanna Aleinikova – Fotografia a p&b de famílias ucranianas a residir na Figueira da Foz.
Enquadrando-se na mesma temática, a exposição foi complementada com oito pinturas do acervo do Museu Municipal Santos Rocha, cujos autores se refugiaram ou passaram pela Figueira da Foz aquando de outro conflito, a II Guerra Mundial, são eles Ivan Sors; Wanda Ostrowska; Ruth F. Manes; Max Braumann; Anne Marie Jauss; Eugène Colson; Marcelle Galopin e Arpad Szenes.