Um navio com bandeira dos Barbados, carregado de vidro, entrou na segunda-feira à tarde no porto comercial da Figueira da Foz com um rombo na proa e teve de ser estabilizado, disse à agência Lusa fonte da Capitania.
“Entrou muita água e o navio estava desequilibrado, mas esta tarde foi delineado um plano para corrigir a estabilidade, embora esteja atracado ao cais”, referiu o capitão Pedro Cervaens, da Capitania da Figueira da Foz.
O cargueiro Orko, de 65 mil toneladas, com 93,3 metros de comprimento, transporta vidro e tinha partido de um porto do sul de França com destino à Figueira da Foz e, posteriormente, a Inglaterra.
Segundo Pedro Cervaens, as operações para normalizar o navio, que incluem a reparação do rombo, com recurso a mergulhadores, vão durar entre dois e três dias.
A embarcação de grande porte está desequilibrada, estando situada mais a montante do rio e não impede o normal funcionamento do porto.
Os 12 tripulantes do navio, de nacionalidade turca, não sofreram qualquer problema.
No porto da Figueira da Foz, em apoio às operações, estiveram os Bombeiros Sapadores e Voluntários com 11 operacionais e quatro viaturas, além dos meios portuários.
Foto: Correio da Manhã