A freguesia de Maiorca tem a decorrer um programa artístico, cultural e integrante sobre a Vila de Maiorca, a sua história, a sua comunidade, o seu povo e forma de vida.
O programa “STREET ART MAIORCA” tem a autoria da artista de nacionalidade chinesa, arquiteta, especializada em design, Yilan Zeng, atualmente residente em Maiorca, que convida artistas internacionais e nacionais a elaborar as mais diversas manifestações artísticas, envolvendo os temas “Eu & Maiorca” e “Maiorca em 100 anos”.
A nova sede da Junta da Freguesia de Maiorca vai ser contemplada com um mural interior, da artista convidada Suola Zeng, que reside atualmente em Paris e veio a Portugal para participar em exclusividade neste programa. O trabalho apresentado por esta artista e outras obras à vista no exterior de diversos edifícios de Maiorca, são efetuadas com a utilização de tintas manufaturadas com produtos naturais, “originários da nossa freguesia e da nossa região, como por exemplo, terra, carvão, flores, plantas e outras distintas matérias-primas de origem natural, excluindo-se na totalidade o uso de materiais químicos ou tóxicos, preservando ao limite a Natureza”, refere Rui Ferreira, o autarca de Maiorca.
A freguesia tem neste momento a residir cidadãos oriundos da China, França, Alemanha, Venezuela, Colômbia, Ucrânia, Índia, Dinamarca, Brasil, Angola e Itália, “tendo grande maioria adquirido habitação em Maiorca, quer em casas recentemente requalificadas, quer em casas por restaurar, e encontram-se ligados na sua maioria ao mundo artístico, arquitetónico e cultural”, salienta.