O Dia Mundial da Fisioterapia ocorreu no dia 8 de setembro. A Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego fez questão de assinalar a data planeando várias atividades, terminando com as comemorações na sexta-feira passada.
O tema deste ano, escolhido pela World Physiotherapy, é a “Dor Lombar ou Lombalgia”, uma condição prevalente que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Os estudos mostram que até 80% da população mundial pode experienciar uma lombalgia nalgum momento da sua vida.
Durante a semana que passou, as equipas de fisioterapeutas da área hospitalar e dos cuidados de saúde primários da ULSBM uniram-se para comemorar a efeméride com uma série de atividades destinadas a aumentar a consciencialização sobre a importância da fisioterapia, especialmente no tratamento e prevenção da lombalgia.
As comemorações terminaram com um Peddy-Paper, que se iniciou no hospital. Durante os 1300 metros de percurso, estavam quatro postos onde os participantes foram convidados a refletir sobre mitos e factos sobre a lombalgia, lombalgia na grávida, exercícios dirigidos à lombalgia, posturas a adoptar, sublinhando a importância da fisioterapia na promoção de um estilo de vida saudável e na prevenção de doenças.