A freguesia de São Pedro assinalou o seu 40.º aniversário com a inauguração, no edifício sede da junta de freguesia, do Espaço do Cidadão (EC). Segundo Jorge Aniceto, presidente da Junta da Freguesia, o processo de instalação do EC foi “longo”, contudo, “irá ser mais um serviço bom para a população”, “uma mais-valia”, como o são o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, os ATM instalados na junta e no mercado e os Cacifos Locky, um serviço dos CTT.
Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que marcou presença, assim como vários autarcas locais, representantes de entidades civis e muitos populares, sublinhou o papel do poder local, que tem “sido fundamental para a organização, o progresso e a justiça que se tem conseguido em Portugal”.
O autarca chamou a atenção para a curiosidade de o mapa do concelho da Figueira da Foz, “em termos de configuração “ser muito parecido com o de Portugal e lembrou o sonho que há mais de duas décadas tem para a freguesia – “à cabeça da margem sul”.
Pedro Santana Lopes salientou que “muitas vezes os sítios precisam de equipamentos, investimentos”, de várias dimensões, que são “pontapés de saída, lojas âncora, para o desenvolvimento de um conjunto de território. Se pensarmos as três realidades da Figueira, o passado, no presente e no futuro, são na prática são três grupos urbanos e têm de ser pensados enquanto tal”, frisou Santana Lopes que referiu ser “bom para o desenvolvimento integrado” que os concelhos tenham diferentes componentes e defendeu “uma política de fomento que invista nas diferentes parcelas do território. Esta realidade de São Pedro, mexe com muita coisa” disse o autarca ao aludir ainda aos vários projetos em curso na freguesia e “que podem perspetivar um tempo diferente para os anos que aí vêm.”
Ainda integrado no programa comemorativo do 40º. aniversário da freguesia de São Pedro, decorreu, no Parque de Merendas da freguesia a Feira de Artesanato e Gastronomia Carlos Simão.