Os Serviços de Finanças da Figueira e de Buarcos fundiram-se, dando origem a uma única estrutura designada Serviço de Finanças da Figueira da Foz, conforme se pode ler no Despacho n.º 13.777/2025, de 20 de novembro.
A repartição de Buarcos concentra os serviços de tributação e despesa (IVA, IRS, IRC e outras contribuições). Por sua vez, as instalações da cidade tratam da tributação do património (IMI, IMT, entre outros impostos) e do contencioso. A decisão da fusão, lê-se numa publicação do Diário da República, é sustentada com a “otimização dos recursos humanos e materiais num contexto de maximização da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira, suportada numa crescente desmaterialização de atos e processos e racionalização dos métodos de trabalho, impõem, por seu lado, uma racionalização integrada da rede local de atendimento”.
Segundo o diário ‘As beiras’, mantêm-se para já ambas as repartições abertas, até se mudarem para um único espaço na cidade, pois “nenhuma das duas atuais instalações, propriedade do Estado, tem capacidade para receber todos os funcionários das duas repartições”.






