InícioCulturaFigueira com destaque no cinema

Figueira com destaque no cinema

A Figueira da Foz está entre os cinco finalistas dos EUFCN Location Awards 2025, anunciados pela European Film Commissions Network (EUFCN). A candidatura foi apresentada pela Portugal Film Commission, destacando o papel central da cidade em Espias, série apoiada pelo Pic Portugal – Incentivo à Produção e pelo Município da Figueira da Foz.

O anúncio dos finalistas decorreu durante o evento da EUFCN em Londres, à margem do Focus London. Além da Figueira da Foz, onde decorreram cerca de 50% das filmagens de Espias, os finalistas desta edição são Belgrado (Sérvia), Inari (Finlândia), La Palma (Espanha) e Sangerhausen (Alemanha).

A competição, que distingue anualmente as melhores locations europeias utilizadas em produções de cinema e audiovisual, recebeu este ano 13 candidaturas submetidas por film commissions e film offices de toda a Europa. As propostas foram avaliadas por um júri internacional composto por profissionais do setor, que analisaram o impacto narrativo dos locais nas respetivas obras de cinema e audiovisuais. Até ao dia 30 de janeiro, o público poderá votar online no EUFCN Audience Location Award 2025. Paralelamente, o júri escolherá o vencedor do EUFCN Location Award 2025, com os resultados a serem anunciados durante o European Film Market, em Berlim, em fevereiro de 2026.

Recorde-se que Portugal já tinha estado entre os finalistas na edição de 2023, com o hotel Parque do Rio, em Esposende, onde foi inteiramente filmada a longa-metragem Mal Viver, de João Canijo. Criados para promover a diversidade geográfica e cultural da Europa e valorizar o trabalho dos profissionais envolvidos na descoberta e gestão de locations, os EUFCN Location Awards reforçam a importância destes cenários para a competitividade do setor audiovisual europeu.

Pub

Leia também