A Sociedade Filarmónica Dez de Agosto inicia o seu programa de aniversário no próximo dia 3 com uma noite de fados, no palco Maria Olguim, na sua sede, com as vozes de Margarida Carvalho, Susana Apóstolo e Milú Mourão acompanhadas, instrumentalmente, por Carlos Ligeiro, Luís Ligeiro e Tiago Cordeiro. No dia 8 será celebrada uma missa na Igreja Matriz, sufragando as almas de sócios e dirigentes falecidos.
No dia 10 de agosto, dia do aniversário, pelas 16 horas, haverá uma breve palestra sob o tema “Associativismo em Crise – Quais as respostas?” Atua, a finalizar esta sessão, o Grupo de Cantares da Dez de Agosto, sob a direção da maestrina Sílvia Marina com canções exclusivamente dedicadas à Figueira. À noite, pelas 21.30 horas, decorre, na Praça Nova, uma serenata com fados e canções de Coimbra pelo Quarteto de Coimbra. Às 22 horas, no Coliseu Figueirense acontece a segunda corrida da temporada dedicada à coletividade aniversariante, cuja filarmónica participou em várias corridas naquele recinto, durante várias décadas.
Entre um programa vasto, regista-se promove mais uma edição das Serenatas do Mondego até 21 de agosto. Os espetáculos, com fados de Lisboa e Coimbra, nas duas praças da baixa da cidade da Figueira da Foz, têm entrada livre.