O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra celebrou ontem, no Auditório João César Monteiro, no Centro de Artes e Espetáculos, o seu 147º Aniversário.
A cerimónia, presidida pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, contou com a presença do diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Luís Miguel Ribeiro Carrilho; do Comandante Distrital de Coimbra, Superintendente Sérgio Ferreira Loureiro, de autarcas locais e autoridades judiciais, civis, universitária e religiosas.
A sessão comemorativa contou com um momento de homenagem aos falecidos da PSP, uma imposição de condecorações e entrega do Prémio Adelino António das Neves e Melo, galardão que distingue o agente mais antigo em serviço operacional, seguido ainda de uma atuação do Hino Nacional, liderada pelo Agente Coordenador Pedro Tavares, da Banda Sinfónica da PSP, com o apoio do Trio de Câmara.
Recorde-se que o Corpo de Polícia Civil do Distrito de Coimbra foi criado a 30 de abril de 1878, pelas Cortes Gerais. Na configuração atual, a área de responsabilidade territorial do Comando Distrital de Coimbra abrange as áreas urbanas das cidades de Coimbra e da Figueira da Foz, com um total de 157 mil habitantes (130.000 em Coimbra e 27.000 na Figueira da Foz), segundo o Censos 2021.